A Mercedes-Benz tem sido, há décadas, uma das marcas mais prestigiadas da indústria automóvel mundial. As suas origens remontam ao final do século XIX, quando Karl Benz e Gottlieb Daimler, de forma independente, criaram os primeiros automóveis quase ao mesmo tempo. No entanto, a crise provocada pela Primeira Guerra Mundial levou os dois fabricantes a unir forças. Assim, em 1926, nasceu a Daimler-Benz AG, adotando a marca Mercedes-Benz, sinónimo de luxo e qualidade desde então, com um logótipo icónico e facilmente reconhecível. Saiba agora mais neste artigo.
Esse símbolo é a famosa estrela de três pontas, presente na dianteira e no volante de todos os veículos da marca. Curiosamente, a estrela já existia antes da fusão das duas empresas, tendo sido usada pela primeira vez num veículo Daimler em 1909, ou seja, 15 anos antes da criação oficial da Mercedes-Benz.
A escolha da estrela não foi aleatória, avança a Marketeer. Na época, a Daimler era um importante fabricante de motores, produzindo equipamentos não apenas para automóveis, mas também para aviões e embarcações. Assim, as três pontas da estrela representam os três domínios onde a empresa atuava: ar, mar e terra.
Logotipo Mercedes-Benz | DR
O legado da Benz também está representado no seu emblema atual. O símbolo da coroa de louros, que rodeia a estrela, tem origem nas conquistas desportivas da marca, especialmente no desenvolvimento de automóveis de corrida que participaram em vários Grandes Prémios e na obtenção de recordes de velocidade.
Com o passar dos anos, tanto a estrela como a coroa de louros foram sendo modernizadas, mas sem perder a essência original. Juntas, representam o prestígio e a longa história de uma marca com mais de um século de inovação e excelência.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve