Apesar de as Ilhas Baleares serem um dos destinos mais procurados em Espanha, principalmente no verão, há outros locais que também merecem destaque. Para quem deseja uma escapadinha de fim de semana a um preço mais acessível, há uma ilha na Galiza que vale a pena descobrir. Não se destaca pelas praias paradisíacas, mas sim pelas suas águas termais e pela história fascinante deste pequeno pedaço de terra na ria de Arousa, onde vivem menos de 50 pessoas.
Trata-se de La Toja, um refúgio perfeito para quem quer “viver o mar a fundo”. Situada no município de O Grove, basta atravessar a ponte que liga a ilha ao continente para sentir imediatamente um ambiente diferente. Com uma paisagem verde e plana, e uma forte tradição piscatória, o local surpreende pelo respeito e proteção dos animais. Entre os seus habitantes mais peculiares estão os burros, que vagueiam livremente e fazem parte da história termal da ilha.
A lenda conta que foi um burro quem descobriu os poderes curativos das águas de La Toja. “Um verdadeiro burro, quadrúpede, coberto de mataduras e de ténia, abandonado na ilha deserta”, escreveu a autora galega Emília Pardo Bazán, num livro de 1899 sobre a região.
Diz-se que o dono do animal, ao perceber que este estava doente, decidiu deixá-lo na ilha para que tivesse um fim tranquilo. Meses depois, ao regressar para enterrar os restos do burro, encontrou-o completamente recuperado, com o pelo brilhante e cheio de vida. “Em vez de um esqueleto, encontrou um burro saudável, a saltar, com o pelotão brilhante que faria inveja ao de Sancho Pança. O animal tinha-se rebolado nas lamas. As suas feridas desapareceram”, relatou a escritora.
A história espalhou-se rapidamente e a fama das águas termais começou a atrair visitantes. Para homenagear esta lenda, foi inaugurada em 2023 uma escultura em bronze do burro a esfregar-se na relva. A obra encontra-se perto da famosa Capela das Conchas, um dos locais mais emblemáticos da ilha.

Construída no século XII, esta capela distingue-se pela fachada coberta com milhares de conchas, tornando-se num ponto de visita obrigatório. O local já foi palco de casamentos importantes, como o do antigo chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy.
As propriedades medicinais da ilha foram oficialmente reconhecidas no século XIX, mas o turismo só começou a crescer em 1907, com a inauguração do Gran Hotel de La Toja e da ponte que permitiu o acesso de automóveis. Na época, essa ponte, com 400 metros, era a mais longa da Europa.
O hotel, onde uma noite pode custar cerca de 180€, mantém-se como um dos marcos da região e é o único hotel termal de cinco estrelas em Espanha. Com 199 quartos e vistas deslumbrantes para a ria, foi adquirido pela cadeia Eurostars em 2018, mas preservou a sua essência e charme original. Personalidades como Ortega y Gasset e Gabriel García Márquez já passaram por lá.
Segundo o Público, além das termas, La Toja é conhecida pelos seus sabonetes tradicionais, que hoje são fabricados fora da ilha, mas cuja história pode ser explorada no Museu Manantiales. Os visitantes também podem encontrar artesanato feito com conchas, vendido em diversas bancas, no Shopping Village e no Centro de Artesanato.
Para os mais pequenos, a ilha oferece um atrativo especial: a “Aldeia dos Grobbits”. Inspirada no universo do “Senhor dos Anéis”, esta aldeia recria um cenário encantado, com pequenas casas enterradas na floresta, onde, segundo a lenda, vivem os grobbits, criaturas misteriosas das profundezas termais. O parque conta ainda com baloiços e estruturas de madeira, garantindo a diversão das crianças.
Situada a apenas duas horas de carro do Porto, La Toja é um destino de fácil acesso. O aeroporto mais próximo é o de Vigo, a cerca de 70 quilómetros, e há voos de ida e volta para Lisboa. Para quem procura um refúgio tranquilo e cheio de história, esta ilha galega é uma excelente opção.
Leia também: Conheça o método holandês para secar roupa em tempo recorde sem precisar de máquina