O aumento dos eventos culturais na zona transfronteiriça do Algarve-Andaluzia é o objetivo de um acordo assinado esta quarta-feira entre duas autoridades regionais algarvias e a Eurocidade do Guadiana, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
O memorando de colaboração tem como parceiros a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) algarvia, a Eurocidade do Guadiana e a Região de Turismo do Algarve (RTA), foi subscrito na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid e visa “incentivar a realização de eventos culturais na zona transfronteiriça do Algarve/Andaluzia”, designadamente nos municípios de Ayamonte (Espanha) e Castro Marim e Vila Real de Santo António, que integram a Eurocidade, definiu a CCDR do Algarve num comunicado.
Acordo visa potenciar artistas da zona transfronteiriça
Procura-se com o acordo “promover iniciativas culturais, com especial enfoque na área da música”, para potenciar artistas da zona transfronteiriça entre a região algarvia e a província de Huelva, pertencente à comunidade autónoma espanhola da Andaluzia, justificou a Comissão regional.
Entre os “valores culturais” a promover nestes território luso-espanhol, separado pela fronteira natural do rio Guadiana, mas interligado ao nível económico, social e cultural, encontram-se agrupações como Orquestras e Bandas Filarmónicas, instrumentos como o acordeão e a guitarra e artes performativas como “dança algarvia e/ou andaluza”, precisou a CCDR do Algarve.
O acordo prevê também a realização de “outros eventos de promoção da cultura” e estabelece o compromisso de “comemorar o Dia da Europa (celebrado a 9 de maio, que coincide com a data da criação da Eurocidade) e o Dia Europeu da Música (21 de junho)”, em iniciativas a concertar e divulgar pelas “diversas entidades do Algarve e da província de Huelva”, assinalou a Comissão regional algarvia.
Eurocidade foi criada em 2013 pelo município espanhol de Ayamonte e pelos concelhos portugueses de Castro Marim e VRSA
Criada em 2013 pelo município espanhol de Ayamonte e pelos concelhos portugueses de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Eurocidade do Guadiana tem o estatuto de Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT) e entre os seus objetivos estão o aprofundamento da “cooperação e intercâmbio” e o fortalecimento dos “laços existentes” entre ambos os lados da fronteira, em áreas de “interesse mútuo” como a “convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental”, esclareceu.
Os estatutos da Eurocidade preveem também a celebração de “acordos setoriais de colaboração que definam as condições de utilização em diferentes áreas de atuação, infraestruturas e equipamentos”, acrescentou.
Entre as atribuições da CCDR está a “dinamização da cooperação transfronteiriça, inter-regional e transnacional” e o “desenvolvimento de processos de concertação estratégica e de planeamento, designadamente na área da Cultura”, observou o organismo regional.
A CCDR do Algarve faz também parte da Eurorregião Alentejo – Algarve – Andaluzia (EUROAAA), em conjunto com a CCDR Alentejo e a Junta de Andaluzia, recordou.
Leia também: Elon Musk quer unir dois continentes com túnel de 4.800 km e “mudar o mapa da Terra”