A Europa verde (go local)
“A Comissão Europeia adotou em maio de 2019 uma nova Estratégia de Biodiversidade, com o objetivo de trazer a natureza de volta às nossas vidas, e a Estratégia do Prado ao Prato, em defesa de um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente. As duas estratégias reforçam-se mutuamente, reunindo a natureza, os agricultores, as empresas e os consumidores para trabalharem em conjunto com vista a um futuro sustentável e competitivo.” in http://www.agronegocios.eu/noticias/a-estrategia-de-biodiversidade-e-a-estrategia-do-prado-ao-prato/
Na semana de 19 a 22 de outubro o Europe Direct Algarve promoveu na CCDR Algarve, a visualização conjunta de alguns eventos da #EUGreenWeek, procurando dar voz aos agentes locais e aos cidadãos na discussão destas estratégias. Publicamos nesta série os contributos recebidos agradecendo aos autores que aceitaram partilhar as suas sínteses ou reflexões!
Europa verde: do prado ao prato | 19 de outubro | 09:30 às 13:00
Permacultura | enquadramento
A análise do Diagnóstico Social e dos restantes instrumentos de planeamento municipal de Monchique permitiu verificar diversas vulnerabilidades que se prendem com um elevado nível de desemprego, vários desafios à resiliência das famílias e um acentuado nível de envelhecimento da população no território.
A partir dos dados que espelham a realidade do concelho de Monchique, identificam-se assimetrias e vulnerabilidades sociais ao nível do emprego, educação e intervenção social que carecem de uma abordagem integrada, preventiva da manutenção de ciclos de pobreza.
É de sublinhar que os incêndios que deflagraram a 3 de agosto de 2018 e consumiram 27 000 hectares de floresta e terrenos agrícolas agudizaram as vulnerabilidades do território devido à perda de capacidade produtiva e consequente desafio à resiliência das famílias inerente à vivência emocional daquele acontecimento crítico.
A estrutura agrária do concelho de Monchique é baseada em explorações de pequena dimensão, de carácter familiar e com um importante papel na autossuficiência alimentar e financeira dos agregados familiares.
Enquanto equipa de um CLDS-4G, poderemos sensibilizar a comunidade acerca da permacultura enquanto filosofia de cultivo participado do espaço verde, fomentando o (re)aproveitamento dos recursos e o espírito de partilha comunitária, sendo possível aceder a uma fonte de subsistência para o agregado familiar, privilegiando a harmonia com a natureza. O projeto SerrAdentro poderá enquadrar este conceito em diversas atividades nos eixos de intervenção, nomeadamente:
– No âmbito do eixo 1: emprego, formação e qualificação, despoletar na comunidade a reflexão sobre as potencialidades da produção sustentável enquanto meio para a criação de emprego;
– No âmbito do eixo 2 – intervenção familiar e parental, sensibilizar as famílias e as crianças e jovens para a importância da floresta e da agricultura enquanto meio de desenvolvimento cívico e pessoal, de encontro com a natureza e de meio de subsistência na gestão familiar;
– No âmbito do eixo 3 – promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, partir dos relatos da população sénior acerca da ligação com a exploração dos recursos agrícolas desde sempre enraizada na família para a valorização de saberes e competências.
A permacultura poderá sem dúvida consistir numa ferramenta de intervenção para a melhoria das condições de vida da comunidade, devendo ser fomentada a discussão em torno do conceito de cooperação e de desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais, remetendo o foco para a manutenção das tradições e de uma filosofia de vida sustentável, que se reinventa de geração em geração.
A equipa técnica SerrAdentro
O Centro Europe Direct Algarve é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos, instituições, comunidade escolar, entre outros. Está hospedado na CCDR Algarve e faz parte de uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados Membro da União Europeia.
A Rede de Centros Europe Direct em Portugal inclui 15 centros e é apoiada pela Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal.
Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia ao nível local. O seu lema é «A Europa perto de mim»!