Todos os dias acontecem milhares de acidentes de carro. Uns são de menor gravidade, outros de maior, mas aquele que é considerado culpado, para além dos possíveis danos físicos e materiais, irá sempre subtrair algum dinheiro à sua conta bancária. Recentemente, a Áustria foi o palco do acidente mais caro da história, que envolveu quatro veículos cujo valor total chegava aos sete milhões de euros.
Este acidente de viação na Áustria envolveu um McLaren Elva, um Ferrari LaFerrari, um Ferrari 812 Superfast e um Bentley Continental GTC. Enquanto o primeiro carro vale cerca de 1,7 milhões de euros, o Ferrari fica perto dos cinco milhões de euros e os outros dois veículos ficam-se pelos 473 mil e 379 mil euros, respetivamente. Segundo o site especializado em automóveis, Turbo, o incidente ocorreu numa estrada de montanha perto de Pfunds, na Áustria, localidade próxima da fronteira da Suíça.
A mesma fonte avança que todos os carros tiveram danos mínimos, à exceção do Ferrari La Ferrari que, curiosamente, é o carro mais caro do conjunto de veículos envolvidos neste acidente. Quanto ao culpado, sabe-se que o acidente poderá ter sido causado pelo condutor do Ferrari 812 Superfast, que embateu na traseira do LaFerrari, levando a um choque em cadeia. Os quatro carros acabaram encostados à parede de uma estrada de montanha.
Diz-se ainda, embora sem certezas, que a origem deste choque em cadeia poderá ter sido o não cumprimento da distância de segurança.
Note que o Código da Estrada Português, por exemplo, não define a distância de segurança exata que deve ser mantida. A regra é apenas objetiva para os veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades, já que estes devem manter uma distância de pelo menos 50 metros entre eles.
Leia também: Recebe subsídios e pensões? Saiba as datas de pagamento para dezembro