O Algarve parece não dar sinais de abrandamento no que toca à sua popularidade entre os turistas estrangeiros. O mês de agosto é sinónimo de férias para milhares de portugueses e estrangeiros, com o Algarve a ser uma das regiões mais procuradas para este efeito, sendo a cidade mais solicitada em Portugal nesta região para ingleses e holandeses.
O mercado do alojamento parece ter razões para estar optimista. De acordo com dados do motor de busca de voos e hotéis da Jetcost, citados pelo SAPO Viagens, as pesquisas por alojamentos em Portugal para agosto de 2024 aumentaram 10% em relação ao mês de agosto de 2023.
Segundo a mesma fonte que descreve a análise da plataforma Jetcost, “uma grande maioria dos europeus que vai viajar em agosto de 2024 optou por Lisboa, cujas atrações continuam a encantar turistas alemães e italianos, pois ocupa a primeira posição em termos de pesquisas. Para os espanhóis, franceses, ingleses e holandeses é o segundo destino mais procurado. Os portugueses parecem concordar com os restantes europeus e também escolhem a capital em primeiro lugar para passar uns dias de lazer e descanso”.
Cidade do Algarve em destaque para agosto
Faro, a porta de entrada para o Algarve, atrai aqueles que procuram sol, praia, mar, boa gastronomia e vida noturna. Este destino destaca-se como o mais procurado pelos ingleses e holandeses, o terceiro pelos franceses e alemães, o quarto pelos italianos e o quinto pelos espanhóis.
Outro destino em alta em Portugal é o Porto, que se tornou o lugar mais procurado por viajantes espanhóis e franceses. É a segunda escolha para os alemães e a terceira para ingleses, italianos e holandeses.
Quanto às ilhas, a Madeira é a mais apreciada pelos turistas europeus. É a segunda escolha para italianos, a terceira para espanhóis e a quarta para franceses, ingleses, alemães e holandeses. Entre os portugueses, é também a terceira mais procurada. A outra ilha do arquipélago, Porto Santo, ocupa o sexto lugar nas preferências dos franceses, ingleses, alemães e italianos, e o sétimo lugar para espanhóis e holandeses, enquanto para os portugueses está em 18.º lugar.
As ilhas dos Açores também estão entre os destinos mais procurados. São Miguel é a quarta escolha para os espanhóis, a quinta para franceses, ingleses, alemães, italianos e holandeses, sendo seguida pela Terceira, que é a sexta escolha para espanhóis e holandeses e a sétima para franceses, ingleses, alemães e italianos. Para os portugueses, São Miguel e a Terceira ocupam a sexta e a 13.ª posição, respetivamente.
As ilhas do Pico, Faial, Flores, Santa Maria, Corvo, São Jorge e Graciosa também estão nas preferências dos turistas europeus para as férias de agosto.
“Este ano, os europeus estão mais ansiosos por férias do que nunca, produzindo pesquisas recordes na história, superando as do ano passado. As cidades e as ilhas portuguesas continuam a ser grandes destinos turísticos mundiais, nas quais os bons preços que oferecem em relação a outras cidades, a sua riqueza cultural, as suas praias, os seus costumes e festas populares, a sua requintada gastronomia e os seus bons hotéis e infraestruturas, continuam a seduzir um grande número de turistas”, explica Ignazio Ciarmoli, Diretor de Marketing da Jetcost.
O Diretor de Marketing refere ainda que “Portugal é o terceiro destino preferido dos europeus no potente motor de busca Jetcost, para passar uns dias de descanso em agosto de 2024. Por outro lado, muitos portugueses também estão se fizeram eles para as suas férias, muito acima das cidades europeias e destinos de longa distância”.
Conheça agora o top 25 dos destinos mais pesquisados pelos portugueses
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata
- 1. Lisboa;
- 2. Palma de Maiorca;
- 3. Madeira;
- 4. Porto;
- 5. Paris;
- 6. São Miguel;
- 7. Barcelona;
- 8. Madrid;
- 9. São Paulo;
- 10. Ibiza;
- 11. Roma;
- 12. Londres;
- 13. Terceira;
- 14. Alicante;
- 15. Tenerife;
- 16. Menorca;
- 17. Faro;
- 18. Porto Santo;
- 19. Gran Canaria;
- 20. Amesterdão;
- 21. Atenas;
- 22. Málaga;
- 22. São Tomé;
- 23. Malta;
- 24. Rio de Janeiro;
- 25. Cabo Verde.