A Universidade de Oxford está a desenvolver testes clínicos contra a pandemia do novo coronavírus. Novas informações revelam que estes podem estar terminados em agosto.
Já estão a ser testados humanos, desde quinta-feira, e os investigadores mostram-se confiantes que em maio vão perceber se a vacina consegue uma forte resposta imunitária ao vírus.
Os testes, porém, devem ser feitos a um número representativos de pessoas, adianta à BBC John Bell
, professor de medicina na Universidade de Oxford e membro de um comité governamental. O especialista mostra-se confiante que sobre a hipótese de terminar o teste em agosto.O passo seguinte, será verificar os resultados e se forem positivos, fabricar doses suficientes para conseguir travar a pandemia, que afeta 183 países.
Estas novidades surgem na sequência do anúncio de que alguns hospitais britânicos podem ficar sem equipamentos de proteção individual (EPI) este fim de semana.
A nível global, a pandemia já provocou mais de 2,2 milhões de pessoas e 150 mil mortos.
Portugal regista hoje 687 mortos associados à covid-19, mais 30 do que na sexta-feira, e 19.685 infetados (mais 663), indica o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).