A edição 2024/2025 do Concurso “Eficiência Hídrica na Escola” premiou várias instituições de ensino na região do Algarve, destacando-se a Escola Secundária de Albufeira, que conquistou o 1.º lugar na categoria “Monitorização”, e a Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale Pedras, distinguida com um Prémio de Participação.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “esta é mais uma evidência de que as novas gerações estão bem conscientes da urgência em promover a resiliência das nossas comunidades para enfrentar as alterações climáticas”.
O concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, realizado desde 2021 no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), tem como principal objetivo sensibilizar as comunidades escolares para a importância da monitorização do consumo de água e da adoção de práticas mais sustentáveis. Perante a escassez hídrica na região e a diminuição dos níveis médios de precipitação anual, esta iniciativa incentiva as escolas a implementar medidas de eficiência no uso da água, contando também com a colaboração das autarquias na modernização das infraestruturas e na redução do desperdício na rede pública.
A competição divide-se em três categorias – Desempenho, Ação e Monitorização – e foi nesta última que a Escola Secundária de Albufeira alcançou o 1.º lugar, ao apresentar um projeto inovador de medição do consumo de água e divulgação dos resultados em vários espaços da escola. O prémio de 15.000€, atribuído pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), será investido na melhoria da eficiência hídrica da escola. Por sua vez, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Vale Pedras obteve um Prémio de Participação no valor de 1.000€, graças a um projeto focado no aproveitamento e armazenamento de água da chuva.
A Câmara Municipal de Albufeira apoiou as candidaturas das duas escolas e reforça o seu compromisso com a sustentabilidade. O presidente do município lembra que “a adaptação às alterações climáticas começa com as gerações mais jovens, que sucessivamente demonstram a sua capacidade e engenho na procura de soluções que nos permitam ser mais eficientes na utilização dos recursos”.
Destacando a importância deste reconhecimento, José Carlos Rolo elogia as escolas participantes e assegura que a autarquia “continuará a apoiar iniciativas vindas da sociedade civil que permitam investir no desenvolvimento de capacidades para lidar melhor com as alterações climáticas”.
A vereadora da Educação, Cláudia Guedelha, felicitou os alunos envolvidos nos projetos e sublinhou “o papel cívico da escola”, salientando que “o investimento na educação dos mais jovens tem sempre um efeito multiplicador, que facilita a adoção de práticas sustentáveis por um conjunto muito mais alargado de pessoas”.
O vice-presidente e vereador do Ambiente, Cristiano Cabrita, reforçou que “este tipo de iniciativas é fundamental para conseguirmos mitigar as consequências das alterações climáticas, mas também para darmos aos mais jovens as ferramentas necessárias para enfrentar fenómenos de ainda maior escassez de recursos hídricos no futuro”.
O concurso “Eficiência Hídrica na Escola” é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a empresa Águas do Algarve, contando ainda com o apoio da Universidade do Algarve, da Agência para a Energia (ADENE) e da Direção Regional de Educação do Algarve (DGEST-DSR). Além das escolas de Albufeira, foram também distinguidos estabelecimentos de ensino em São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, Loulé, Olhão e Castro Marim.
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