Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) retomaram hoje as suas atividades letivas presenciais, que vão prolongar-se até final de julho. A componente prática dos cursos é a grande prioridade neste regresso à escola.
“Expectativa, ansiedade, nervoso miudinho, alegria… são muitas as sensações no regresso à escola para os alunos da EHTA”, destaca a direção da instituição.
Os alunos assumem o controlo de fogões, bancadas e utensílios para uma nova etapa, renovadora e estimulante para todos: o regresso às aulas práticas de Cozinha, Pastelaria, Padaria, Restaurante, Bar e Housekeeping!
A direção da EHTA implementou todas as medidas de segurança e vê, por isso, com total confiança este “regresso de vida” às instalações da escola: “esta é uma etapa pela qual há muito ansiávamos e que finalmente vemos concretizada. Seguimos em frente, sem olhar para trás, com confiança no futuro, espírito de equipa reforçado e com as devidas medidas de segurança implementadas para garantir aos nossos jovens que o seu regresso à escola decorrerá dentro da nova normalidade”, refere a diretora, Paula Vicente.
Os alunos estão prestes a terminar o seu ciclo formativo mas para isso precisam de concluir a componente prática com a realização de aulas no ambiente escolar. Depois, será o ‘mergulho’ no mercado de trabalho e no merecido período de férias.
Uma boa parte dos alunos sonha já com a sua vida após o curso, outros ainda têm muitos semestres pela frente, mas a vontade de atingir os objetivos é comum a todos.
Para já, há um entusiasmo enorme com o voltar a poder ‘fazer’: “Poder voltar a estar numa pastelaria, voltar a ver os meus colegas e formadores, voltar a pôr as mãos na massa (literalmente)… Fico feliz por voltar a ter uma rotina, levantar-me de manhã para fazer o que gosto. Sabe a liberdade, ainda que seja uma liberdade condicionada”, afirma Beatriz Coelho, aluna de Gestão e Produção de Pastelaria do 2º semestre.
Também hoje a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve abre a primeira fase de candidaturas para o novo ano letivo. Cozinha, Pastelaria, Restaurante, Bar, Alojamento e Turismo continuam a ser as áreas privilegiadas na oferta formativa.