A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta sobre uma fraude, um esquema de phishing que envolve um e-mail falso, atualmente em circulação, que alega ser proveniente das Finanças. O e-mail em questão promete um “reembolso de imposto” e solicita aos destinatários que visitem um link para solicitar o suposto reembolso. O corpo do e-mail ainda inclui uma nota informando que a AT cobrará um cêntimo “para verificar” a autenticidade do destinatário e evitar erros de digitação.
Contudo, a AT confirmou que este e-mail não foi enviado por eles e, na verdade, é um esquema fraudulento. Como nos conta o Público, o endereço de e-mail utilizado termina com “.in”, indicando que é associado a um domínio registado na Índia, não correspondendo ao domínio oficial da AT.
Ao analisar as partilhas dos utilizadores, também é possível identificar vários erros de ortografia e coesão frásica no corpo do e-mail, sinalizando que se trata de uma mensagem não autêntica.
A AT reforça que este tipo de e-mails falsos deve ser ignorado e alerta os destinatários para não fornecerem informações pessoais, uma vez que o objetivo dessas mensagens fraudulentas é convencer as pessoas a partilhar dados sensíveis.
Esta não é a primeira vez que a AT emite um alerta deste género de fraude. Em novembro, já havia informado sobre mensagens de correio eletrónico falsas, alegando supostas dívidas fiscais.
Os utilizadores são aconselhados a permanecerem vigilantes e a reportarem imediatamente qualquer tentativa suspeita de phishing às autoridades competentes.
Leia também: Caixa negra obrigatória em automóveis a partir de junho. Conheça o novo regulamento da UE