No Dia dos Namorados, a Intrum apresenta os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2021, que mostra que 44% dos portugueses inquiridos revela uma preocupação acrescida quando confrontados com a possibilidade de o parceiro/cônjuge perder o emprego. Esta percentagem é superior à média europeia que se situa nos 32%, mas abaixo da média dos países do Sul da Europa, que é de 50%.
De acordo com a Intrum, “a situação financeira pode ter uma influência decisiva no modo como se conduzem as relações pessoais, nomeadamente, quando há dificuldades financeiras. Exemplo disso é que 16% dos inquiridos afirmaram que comprar presentes para o seu parceiro/cônjuge é a razão mais comum para se endividarem com o cartão de crédito”.
Esta é uma realidade com “maior expressão nos homens (22%) do que em mulheres (11%). Esta situação acontece pois 16% dos portugueses afirma que se não gastar uma parte significativa do seu dinheiro em presentes para o seu companheiro, este o poderá deixar dentro de um ano. Valor bastante desigual entre homens e mulheres – homens (20%), quase o dobro em comparação com as mulheres (11%)”.
Os casais portugueses não estão a passar a melhor fase financeira. Quase metade (48%) revela que uma das primeiras coisas que corta, quando precisa de poupar dinheiro, é nas surpresas românticas ou nas saídas nocturnas com o seu parceiro/cônjuge. Este valor coloca Portugal no top da tabela dos 24 países que integraram o estudo European Consumer Payment Report, logo seguido da Grécia com 44%, números bem diferentes da média europeia (31%) e mesmo da região Sul da Europa (40%).
Ainda assim, apesar das dificuldades financeiras que os casais estão a enfrentar devido à pandemia, a verdade é que 34% dos inquiridos afirma que o stress financeiro causado pela COVID-19 acabou por os aproximar do seu parceiro/cônjuge. Percentagem esta mais elevada do que a nível europeu (25%) e países do sul da Europa (31%).
De acordo com Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal: “O estudo da Intrum demonstra ainda que 34% dos inquiridos portugueses vê a crise pandémica como uma excelente oportunidade para começar a melhorar as suas finanças pessoais e construir um futuro mais estável para si e para a sua família. A nível europeu, o valor situa-se nos 27%. Esta esperança e visão positiva do futuro é muito importante nesta fase para que se consiga atingir o equilibro financeiro desejado”.
Sobre a Intrum
A Intrum é a empresa líder na indústria de Serviços de Gestão de Crédito, com presença em 24 mercados na Europa.
Segundo explica em comunicado, “ajuda as empresas a prosperar, oferecendo soluções para melhorar os fluxos de caixa e a rentabilidade a longo prazo, cuidando dos seus clientes”.
Garantir que consumidores e empresas tenham o apoio necessário para se libertarem de dívidas é uma parte importante da missão da empresa.
A Intrum conta com mais de 10.000 colaboradores dedicados e empáticos que servem cerca de 80.000 empresas em toda a Europa.
Em 2020, a empresa gerou receitas no valor de 1.680 milhões de euros.
A Intrum está sediada na Suécia e está cotada na bolsa Nasdaq Estocolmo. Em Portugal desde 1997, a Intrum tem mais de 250 colaboradores.
Sobre o European Consumer Payment Report
A Intrum publica anualmente desde 2013, o Relatório European Consumer Payment, para adquirir o conhecimento da vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de consumo e a forma com gerem os seus orçamentos domésticos.
O relatório anual baseia-se num inquérito externo realizado simultaneamente em 24 países na Europa. Um total de 24.012 consumidores participaram na edição de 2021 do inquérito.