Na hora de ir fazer as compras do dia, da semana, ou até do mês, muitos são os que já fazem listas com os produtos que querem comprar e com aqueles que se encontram em promoção, a fim de pouparem alguns euros. O que muitos ainda não sabem é que há um truque para poupar ainda mais dinheiro em cada ida às compras e não precisa de consultar os folhetos das promoções. Terá apenas de entrar na loja e verificar as prateleiras.
Diz-se que uma boa forma de poupar no supermercado passa por fazer as suas compras depois de almoçar ou jantar. É que se entrar num supermercado de estômago vazio, o mais provável é gastar dinheiro por impulso em snacks, apenas para satisfazer uma necessidade momentânea. No entanto, não é este o método que realmente vai ajudá-lo a poupar na hora de ir à caixa pagar.
Muito provavelmente já se deparou com uma etiqueta grande, de diferente coloração, colada nas embalagens de alguns alimentos e com a designação “aproximação de fim de validade”. É que, tal como avança o Doutor Finanças, a maioria dos supermercados coloca certos artigos, cujo prazo de validade se está a aproximar do fim, em promoção. Esta foi a forma que muitos estabelecimentos encontraram para reduzir o desperdício alimentar.
Assim sendo, mesmo que entre no supermercado com uma lista de compras já feita, não deixe de circular com atenção por todos os corredores porque pode encontrar algum dos produtos que pretende comprar, ou substitutos, a preços bem mais reduzidos.
Tanto irá encontrar produtos com 20% de desconto, como poderá deparar-se com alguns alimentos à venda por metade do preço. Antes de comprar, não se esqueça de consultar o prazo de validade para verificar se vai conseguir consumir o produto até à data limite da sua validade.
Leia também: Mais de 100 radares vão estar aqui ‘escondidos’ em janeiro de 2025, incluindo no Algarve