O ano de 2023 está quase a acabar e pode já começar a planear as suas férias e escapadinhas de 2024. Para auxiliá-lo nesta tarefa preparámos para si a lista completa dos feriados e pontes que poderá fazer para ter mais dias de descanso com a ajuda do Notícias ao Minuto.
O ano começa com um feriado no primeiro dia, 1 de janeiro, e é segunda-feira pelo que pode ter um fim de semana prolongado se não trabalhar aos sábados e domingos.
Em fevereiro, a possibilidade de desfrutar da primeira pausa do ano surge com o Carnaval, celebrado na terça-feira, dia 13. Embora não seja um feriado oficial, é comum haver tolerância de ponto para os funcionários do setor público, enquanto no setor privado isso depende das empresas.
Março oferece outro fim de semana prolongado, pois a Sexta-feira Santa ocorre a 29, imediatamente antes da Páscoa, marcada para 31 de março em 2024.
Abril proporciona a oportunidade de usufruir de mais um período de descanso, pois o dia 25 de abril, Dia da Liberdade, é numa quinta-feira.
No início de maio, o Dia do Trabalhador, celebrado no primeiro dia do mês, cai numa quarta-feira. Antes do final do mês, é possível criar uma ponte com o feriado do ‘Corpo de Deus’ no dia 30.
Junho destaca-se como um mês repleto de feriados e fins de semana prolongados. O Dia de Portugal, celebrado a 10 de junho, ocorre numa segunda-feira. O Dia de Santo António, celebrado a 13 de junho, cai numa quarta-feira, sendo feriado em Lisboa. Além disso, concelhos que têm como padroeiro São João, como o Porto, desfrutam de dois fins de semana prolongados, já que a 24 de junho é uma segunda-feira.
Em julho, embora não haja feriados nacionais, a oportunidade de fazer uma pausa surge em 15 de agosto, Dia da Assunção da Nossa Senhora, que ocorre numa quinta-feira em 2024.
De agosto, passamos para 5 de outubro, Dia da Implantação da República. Apesar de ser feriado, este ano será observado apenas por quem trabalha ao fim de semana, uma vez que calha a um sábado.
O último fim de semana prolongado do ano ocorre em novembro, com o Dia de Todos os Santos a calhar numa sexta-feira.
Em dezembro, os dois primeiros feriados (1 e 8) coincidem com o domingo, enquanto o dia 25, Natal, ocorre a meio da semana, numa quarta-feira.
Leia também: Descubra como evitar ficar com os vidros do carro embaciados durante o inverno