A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lançou, esta segunda-feira, uma ferramenta que permite consultar a lista de ofertas dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME).
Para utilizar esta ferramenta, disponibilizada pela ERSE, não necessita de introduzir quaisquer dados e conseguirá ter acesso à lista que permite aos utilizadores consultar os preços e condições das ofertas comerciais dos CEME disponíveis no mercado.
Os utilizadores dos veículos elétricos (UVE) conseguem assim saber qual é o preço cobrado pelo respetivo CEME para carregar o seu veículo na rede de acesso público da mobilidade elétrica.
Segundo a ERSE, “o valor apresentado inclui “todos os custos associados ao aprovisionamento de eletricidade e à sua comercialização, as tarifas de Acesso às Redes para a mobilidade elétrica e a tarifa da EGME (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica) aplicável aos CEME”.
Há que ressalvar que, na fatura emitida pelo CEME ao utilizador, o preço final vai incluir as restantes componentes do preço que não estão incluídas nesta ferramenta da ERSE, entre as quais: o serviço prestado pelo operador do ponto de carregamento (OPC), que disponibiliza a infraestrutura de carregamento, bem como taxas e impostos.
As ofertas dos OPC podem ser consultadas AQUI, no site da Entidade Gestora da rede de Mobilidade elétrica, MOBI.E.
O lançamento desta lista pretende reforçar a literacia dos consumidores de energia, assim como a confiança e o envolvimento dos utilizadores que utilizam a rede de acesso público da mobilidade elétrica.