Estão abertas as inscrições para 12ª edição do Concurso “Água Jovem”, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, em parceria com as empresas Águas do Algarve S.A. e o Mundo Aquático S.A. (Zoomarine) e com o apoio da International Water Technology, SA.
O concurso é destinado a todas as crianças e jovens que frequentem o ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve.
“O seu principal objetivo é sensibilizar, informar e divulgar junto das comunidades escolares a importância da preservação do património água, promover o conhecimento dos ecossistemas aquáticos da região e contribuir para a sua gestão participada”, explica a APA em comunicado.
As escolas podem inscrever-se a partir do dia 2 de fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, e os trabalhos deverão ser enviados para a APA-ARH do Algarve até ao dia 20 de maio.
Devido à situação pandémica, só serão aceites trabalhos em formato digital/on-line, apelando a organização “à criatividade em todos os aspetos (conteúdos, materiais, técnicas, etc.)”.
O Concurso “Água Jovem” distinguirá os melhores trabalhos sobre “O (verdadeiro) valor da água” (Tema I) e “A Ribeira de Odelouca” (Tema II) nas seguintes cinco categorias: ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico, 3.º ciclo do ensino básico e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.
O regulamento do Concurso “Água Jovem 2022” pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água e nos sítios dos parceiros do Projeto.
O Júri do Concurso “Água Jovem 2022” é constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, das Águas do Algarve S.A., do Zoomarine; da Internacional Water Technology S.A.; do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Algarve.
A entrega dos prémios e a apresentação pública dos trabalhos será realizada no dia 1 de junho, em Portimão, durante o FÓRUM ÁGUA JOVEM 2022, caso se verifiquem as condições que permitam garantir a segurança e a saúde dos participantes.