A comunidade ucraniana do Algarve reuniu-se com os centros logísticos locais no centro do conflito e pede ajuda urgente para o fornecimento de bens importantes.
“Como todos devem saber, a guerra começou quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Neste momento existem milhares de pessoas que estão na fronteira e buscando abrigo e segurança. Existem milhares de soldados e civis que estão defendendo sua pátria dando sua saúde e vida. E eu, como ucraniano e também cidadão de Portugal, pergunto-me o que posso fazer para ajudá-los?”, escreve Valentyn Zagariuk na sua página do Facebook, explicando que “há um camião que deve sair de Quelfes para a Ucrânia na quarta-feira, 2 de março, para levar provisões urgentes”.
Assim, Valentyn apela à doação do seguinte material de primeiro socorros: analgésicos – paracetamol; desinfetante – Betadine; pomadas de cura, ligaduras e nabos, medicação gastrointestinal, medicação cardíaca, medicação renal, álcool isopropílico, máscaras descartáveis, seringas.
São também necessários: comida enlatada, chocolate, biscoitos, chá e café (em sacos), barras de energia, comida para bebé, fraldas, pó talco para bebé, cobertores, almofadas de campo, roupa de cama, toalhas, cobertores, lanternas, cabeceiras, tapetes de campismo, powerbanks etc, baterias, meias, luvas quentes e roupa interior térmica.
Os artigos podem ser deixados até às 09:00 do dia 2 de março no Viveiro Flores Pendulares, em Quelfes (https://maps.app.goo.gl/fMLm5CsKoiJ8YbP18), ou no Restaurante Caravela, em Moncarapacho, no concelho de Olhão.
Aqueles que estão em condições de doar financeiramente podem fazê-lo diretamente a uma ONG que está a financiar o exército ucraniano em – https://m.facebook.com/backandalive/ .
Mais informações aqui.