CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO
“Devo comprar ou arrendar casa, como decidir?”
A DECO INFORMA…
Para quem está indeciso entre comprar a crédito ou arrendar casa para habitação própria, aparentemente a solução pelo arrendamento poderá parecer a mais vantajosa. Para o mesmo valor do imóvel, à partida, a prestação do crédito à habitação a suportar deverá ser superior, se considerarmos todos os custos associados.
Mas, na prática esta conclusão poderá não corresponder à realidade. Tudo dependerá da negociação do valor do imóvel e do eventual crédito associado ou da renda a suportar.
Para quem perspetiva mudar de localidade ou país a médio prazo, a opção pelo arrendamento poderá revelar-se a solução mais viável. Outros quererão chegar à reforma e não ter o peso de uma renda para pagar, optando pela compra.
Assistimos, após a crise, ao acréscimo quer do preço dos imóveis quer das rendas, principalmente nos anos mais recentes.
Face a alguma precaridade no emprego e encarando a mudança de local de trabalho, nomeadamente para outro país, a opção pela aquisição de casa própria poderá não ser a melhor solução.
À partida a compra de casa a crédito implicará custos substancialmente maiores (avaliação do imóvel, comissões, impostos, escritura, entre outros). Posteriormente, terá ainda de suportar outras despesas, nomeadamente as de manutenção do imóvel e condomínio.
Se, por outro lado, optasse pelo arrendamento, a renda deveria situar-se num valor que pressupõe, nas atuais condições de mercado, cerca de 7% do valor do imóvel.
Quer num caso quer noutro, conte também com a eventualidade de lhe serem solicitadas garantias adicionais, como por exemplo um fiador.
Comprar ou arrendar casa? A decisão será sua. Tome-a de forma inteligente, ponderada e em consciência, analisadas todas as implicações da mesma numa perspetiva de médio e longo prazo.
Leia também: Que cuidados devemos ter na compra de produtos para o Carnaval?