Em 2017, uma entusiasta de antiguidades do Reino Unido fez uma compra que, na altura, parecia ser uma simples pechincha. Adquiriu um quadro por cerca de 4,5 euros numa loja de antiguidades em Manchester. No entanto, o que começou como uma compra casual acabou por se transformar numa descoberta surpreendente e valiosa.
O quadro em questão, da autoria do pintor norte-americano NC Wyeth (1882-1945), foi adquirido pela mulher por um valor irrisório. A sua decisão baseou-se na semelhança da assinatura do quadro com a do famoso pintor.
No momento da compra, a mulher fez uma rápida pesquisa na internet para investigar a sua descoberta, mas não chegou a nenhuma conclusão sólida. Assim, o quadro foi pendurado na parede da sua casa e, mais tarde, guardado num armário juntamente com outros objetos.
A surpresa aconteceu cinco anos depois, em maio de 2022, quando a mulher, por acaso, redescobriu a obra de arte, ao decidir partilhar a sua descoberta na página da rede social Facebook, Coisas encontradas nas paredes, onde a publicação chamou a atenção de apreciadores de arte.
Estes incentivaram-na a contactar Lauren Lewis, uma antiga comissária de exposições de arte que já trabalhou com pinturas de NC Wyeth.
Após examinar pessoalmente o quadro, Lauren Lewis teve “99% de certeza de que era autêntico”. A descoberta revelou-se um autêntico tesouro artístico.
Agora, a obra de NC Wyeth, que foi comprada por 4,5 euros, está prestes a ir a leilão no mês de setembro. As estimativas apontam para um valor de venda entre 150 mil e 250 mil euros, tornando esta história uma verdadeira história de sucesso na busca de tesouros escondidos.
A compradora optou por permanecer anónima, mas a sua história serve como um lembrete inspirador de que, por vezes, o valor de uma obra de arte pode estar escondido em locais inesperados, à espera de ser descoberto por olhos atentos e alguma sorte.
Leia também: Bienal Bo.CA começa em Faro e Lisboa com mais de 30 artistas em 32 espaços diferentes