O projecto português Casa Modesta, da autoria da PAr Plataforma de ARquitetura, foi distinguido pelo júri da plataforma online Architizer A+ na categoria de Hotéis, foi esta terça-feira, dia 11 de Abril, anunciado em Nova Iorque.
A casa do Gerês, da firma Carvalho Araújo, foi finalista na categoria residencial com menos de 1.000 pés quadrados (cerca de 100 metros quadrados) e a Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, autoria da a.s* – atelier de santos, foi finalista na categoria de escolas primárias e secundárias, mas nenhum dos projectos foi distinguido.
A Casa Modesta, localizada em Quatrim do Sul, Moncarapacho, é um projecto desenvolvido pela PAr Plataforma de ARquitetura, constituída pelas arquitectas Joana Carmo Simões, Susana dos Santos Rodrigues e Vânia Brito Fernandes, e recupera um edifício antigo.
Na competição, enfrentava os finalistas Yi She Moutain Inn e o Nashare Hotel, na China, o Pumphouse Point, na Austrália, e o Hilton Amsterdam Airport Schiphol, na Holanda.
Aberta em 2015, a pequena unidade hoteleira já venceu na categoria “green practices” dos Condé Nast Johansens Awards.
Os prémios são promovidos a nível mundial pelo sítio na internet de divulgação de arquitectura Architizer A+ e apresentam-se como “o maior programa de prémios a celebrar a melhor arquitectura e produtos do ano” e diz que o seu objectivo é criar “um prémio que lembre ao mundo como a arquitectura é importante”.
Os vencedores podem ser distinguidos com dois diferentes galardões – o Prémio do Júri e o Prémio Votação Popular – resultantes das escolhas do público e de um júri, composto por nomes da área da arquitectura e do design, alargado a cerca de 400 profissionais, conforme noticia a Agência Lusa.
Os vencedores vão receber os prémios numa cerimónia que decorrerá em Nova Iorque, em Maio, e terão os projectos reunidos em livro, pela editora britânica de artes e design Phaidon.