
O Carnaval de Altura, já na sua 16ª edição, celebrou este ano os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia, numa iniciativa da Junta de Freguesia de Altura e integrada pela Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte).
Com mais de 11 grupos de animação e 10 carros alegóricos, que representam as Juntas de Freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, o Clube Recreativo Alturense, a Associação Cegonha Branca, o Grupo de Amigos de Altura, a Associação Amendoeiras em Flor, o Intermarché e a Eurocidade do Guadiana, o Carnaval de Altura viveu-se com muita alegria e boa disposição, em que colaboraram também os muitos foliões, matrafonas e outras personagens características da festividade.

No passado domingo, a organização realizou um jantar e baile de Carnaval, aberto a toda a população, assinalando o sucesso de mais uma edição e homenageando o voluntarismo das muitas pessoas que trabalharam incansavelmente, por largas semanas, para a realização deste evento. “O Carnaval de Altura é um dos mais genuínos do país, há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da Junta de Freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito”, realçou o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral.
Carnaval de Altura integrou conjunto de iniciativas da Eurocidade do Guadiana
O Carnaval de Altura, com o tema dos 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia, integrou um conjunto de iniciativas da Eurocidade do Guadiana, enquadradas no programa “30 anos 30 iniciativas”, com a anuência da CCDR Algarve e das Redes Europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network. O carro alegórico da Eurocidade do Guadiana foi pintado pela artista plástica alemã Karina Muller, a residir em Ayamonte. O Parlamento Europeu e a Representação Europeia, através do seu “Espaço Europa”, no Instituto Jean Monet, em Lisboa, providenciaram ainda um conjunto de brindes para oferecer ao público durante o desfile, como forma de celebrar também a União Europeia. Colaboram ainda no programa “30 anos 30 iniciativas”, e nesta acção em particular, entidades como o Centro de Informação Europe Direct Algarve, a Eurorregião AAA (Alentejo-Algarve-Andaluzia), a Associação Odiana e o Jornal do Baixo Guadiana, entre outras.

Mas as comemorações do Carnaval no concelho só terminam no dia 1 de Março, “quarta-feira de cinzas”, com a tradição do Enterro do Entrudo, à tarde em Alta Mora (15.30 horas) e à noite na vila de Castro Marim (21 horas). Nesse dia, a população reúne-se em cortejo fúnebre, em redor do finado, mas também das suas viúvas inconsoláveis. A ocasião exige também a leitura do testamento do Entrudo, cuja tónica se apoia numa sátira social e política. Uma vez lido o testamento, encerram-se as fictícias cerimónias fúnebres e, à luz da tradição, começa a preparação para a época da Quaresma, de sossego e reflexão.

A 16ª edição do Carnaval de Altura foi organizado pela Junta de Freguesia de Altura, Câmara de Castro Marim e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, no âmbito da campanha “30 anos 30 iniciativas”, contando ainda com o apoio dos Supermercados Corvo e a colaboração das Juntas de Freguesia de Castro Marim e Odeleite e das associações e comércios locais.