A empresa Vodafone lançou um concurso onde pedia uma canção original e inédita até dia 22 de maio. As 20 selecionadas seriam depois estreadas na rádio Vodafone FM, fariam parte de uma compilação e, em breve, de um concerto.
A ideia de “Vodafone Inéditos” seria também distribuir uma verba de 100 mil euros pelas músicas preferidas. Ao todo foram avaliadas perto de 400 candidaturas e as vencedoras já estão definidas.
De entre o leque da coletânea vencedora, a região algarvia aparece representada pela música “Lagos”. A música é da autoria de Filipe Mattos e Anaïs Thinon, responsável pelo projeto “Orfélia”.
O músico refere que “além de um prémio em dinheiro, a canção que enviamos entrará na programação da rádio Vodafone e num álbum das canções selecionadas, que será distribuído em formato físico e digital pela Sony Music“.
O nome da música é “Lagos” em forma de “homenagem à cidade”. Filipe Mattos refere que é muito importante continuar a apostar-se na cultura, mesmo em tempos de pandemia.
Os restantes vencedores foram “Hazy” (Hause Plants), “Sabes que não” (D’Alva), “Primeira Classe” (Atalaia Airlines), “Bring it up” (MEERA), “Heat” (Vaarwell), “Ao pé de mim” (Rita Onofre), “Ishigaki” (Malibu Gas Station), “Ponto de fuga” (Iguana Garcia), “Aqui não falta nada” (Jasmim), “Best behaviour” (Time for T), “Abaladiça” (Rogério Charraz), “Lisboémia” (Conjunto de guitarras da Madragoa feat. Sofia Ramos), “Koh Pha Ngan” (MOMO), “Celebrar” (Zé Simples), “Mamãe” (Diron Animal), “In your mind” (Holy Nothing & Rompante), “Bathtub stories” (Ray), “Jardim da luz” (Boémia) e “Sympathize” (Left).
Pode ouvir um excerto da música “Lagos” através do Instagram do projeto. A música completa só será divulgada depois, devido a contratos de direitos de autor com a Vodafone. Se pretende conhecer melhor o trabalho de Filipe Mattos, acesse o site do Orfélia.