Escolha poética de Jorge Fernandes,
Taviraverde
NOTURNO DE DIA
…Não: o que tenho é sono.
O quê? Tanto cansaço por causa das responsabilidades,
Tanta amargura por causa de talvez se não ser célebre
Tanto desenvolvimento de opiniões sobre a imortalidade…
O que tenho é sono, meu velho, sono…
Deixem-me ao menos ter sono; quem sabe que mais terei?
16-6-1928
In: Livro de Versos Álvaro de Campos
Escolha poética de Pedro Agostinho e Luís Veríssimo,
Taviraverde
AH, TOCA SUAVEMENTE
Fernando Pessoa
Ah, toca suavemente
Como a quem vai chorar
Qualquer canção tecida
De artifício e de luar —
Nada que faça lembrar
A vida.
Prelúdio de cortesias,
Ou sorriso que passou…
Jardim longínquo e frio…
E na alma de quem o achou
Só o eco absurdo do voo
Vazio.
8-11-1922
Poesias Inéditas (1919-1930). Fernando Pessoa.
FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS 2024
UM MÊS DE POESIA - ESCOLHAS TAVIRAVERDE
2024 tem sido mais um ano difícil e imprevisível, marcado por guerras que parecem persistir enquanto houver quem as financie. Essa realidade tornou-se quase o quotidiano do nosso planeta. No entanto, seguimos buscando realizar os nossos sonhos, mesmo diante de portas fechadas, à procura de uma que se abra. E assim, como espécie, vamos sobrevivendo num mundo mutável, mas, por vezes, repetitivo. Mantemos a nossa FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS, com o Postal do Algarve online como parceiro, publicando as escolhas poéticas para o evento UM MÊS DE POESIA.
Este ano, convidámos os funcionários da TAVIRAVERDE – EMPRESA MUNICIPAL DE AMBIENTE, E.M., a participar, homenageando aqueles que trabalham para manter a nossa cidade limpa e funcional, garantindo uma vida mais agradável para todos.
Tela Leão,
presidente da direção da Partilha Alternativa, criadora e programadora da FAAC desde 2015
Taviraverde, Empresa Municipal de Ambiente, E.M.
A Taviraverde tem como missão assegurar a gestão eficiente de serviços ambientais, com foco na sustentabilidade, proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população de Tavira. A empresa visa alinhar-se com os desafios ecológicos do presente, promovendo soluções inovadoras e eficazes para a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das gerações futuras, incorporando novas tecnologias e métodos com vista a aumentar a eficiência energética, reduzir a pegada de carbono e promover uma economia circular.
A Taviraverde assegura a distribuição de água potável em todo o concelho, sendo responsável pela sua qualidade, redes de distribuição e algumas captações. Neste âmbito é de referir que a empresa tem sido sempre galardoada pela ERSAR (Entidade Reguladora) pela excelência da qualidade da água que distribui, com 100% em todos os parâmetros analisados e que é a empresa do Algarve que menos perdas apresenta nas redes de distribuição, estando num honroso 9º lugar a nível nacional. Também a gestão das redes de saneamento, bem como a gestão e recolha de resíduos urbanos indiferenciados estão sob a sua responsabilidade. Para além destas funções, tem ainda a responsabilidade da manutenção de todos os espaços verdes públicos, limpeza urbana, limpeza de praias, recolha porta a porta, no sector HORECA (Hotéis, Restauração e similares), de embalagens de plástico e papel e, mais recentemente, dos biorresíduos.
Atualmente a empresa tem nos seus quadros 286 funcionários, sendo que este número é reforçado no período de verão em, cerca de, 12 funcionários, devido ao aumento de volume de trabalho.
Além dos serviços operacionais descritos, a empresa desempenha um importantíssimo papel educativo, promovendo ações de sensibilização para a proteção ambiental, incentivando práticas sustentáveis, como a redução de resíduos, o uso eficiente da água e a proteção dos recursos naturais.
Através dos seus serviços, a Taviraverde contribui significativamente para a qualidade de vida dos cidadãos de Tavira.
Ao assegurar a gestão eficaz dos resíduos, água e saneamento, e ao promover um ambiente urbano mais verde e sustentável, a empresa cumpre um papel vital na construção de um futuro mais limpo e equilibrado, tendo sempre como foco principal a satisfação e o bem-estar quer dos tavirenses, quer de quem nos visita.
Jaime Luís Costa,
administrador executivo da Taviraverde
Leia também: As escolhas poéticas de Maria Siqueira e Cristina Costa, trabalhadores da Taviraverde