Espalhadas pelas autoestradas de todo o país existem várias portagens que cobram diferentes valores, consoante o tipo de veículo que por ali passar. Para a atribuição da classe de cada automóvel, é tida em conta a altura do veículo e o número total de eixos. Ainda assim, as motos, por exemplo, têm uma dimensão muito inferior à de qualquer veículo ligeiro e estão integradas na mesma categoria do que os automóveis.
Foi nesse sentido que o PSD propôs ao Governo a criação de uma classe de veículos específica para motociclos. O Partido Social Democrata, liderado por Luís Montenegro, sugere que os motociclos paguem menos nas portagens do que os veículos que pertencem à Classe 1. De qualquer forma, a Renascença reforça que esta é apenas uma recomendação do grupo parlamentar do PSD, que não chega a proposta de lei porque consideram que essa alteração vai mexer com os contratos de concessão em vigor.
A razão para esta proposta ser feita prende-se com o facto de os motociclos pagarem o mesmo valor de portagem do que os veículos ligeiros, quando ocupam apenas um quarto do espaço utilizado pelos automóveis. Para já, a proposta do PSD foi entregue à Assembleia da República, contudo, só será debatida após o fim da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025.
Note que a criação de uma nova classe de veículos especificamente para motociclos já foi discutida há sete anos atrás, apesar de nunca nada ter avançado. Uma das razões apontada para a dificuldade de mexer neste assunto estará, precisamente, na perda de receitas das concessionarias e nesse caso a obrigação do Estado de compensá-las.
Saiba também que no projeto entregue pelo PSD à Assembleia da República constam outras propostas relacionadas com as motos, nomeadamente o fim da inspeção obrigatória deste tipo de veículos. A outra sugestão passa por permitir que os motociclos circulem nos corredores destinados apenas aos autocarros, o que implicaria uma alteração ao Código da Estrada.
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