O 5.º Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António vai decorrer entre 9 e 16 de fevereiro no Complexo Desportivo da cidade, trazendo algumas das principais figuras do ténis nacional e internacional.
Organizado pelo Clube de Ténis de Vila Real de Santo António (CTVRSA), com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António (CMVRSA), este evento integra o ITF World Tennis Tour e distribui 30 mil dólares em prémios monetários, um aumento de 5 mil dólares face ao ano anterior.
Entre os destaques portugueses estão Gastão Elias e Frederico Silva, ambos habituais representantes da seleção nacional na Taça Davis. Frederico Silva, que chega ao Algarve depois de ter ajudado Portugal a vencer o Mónaco na Taça Davis, ocupa atualmente a posição 289 do ranking ATP. Já Gastão Elias, ex-número 57 mundial e recordista nacional de títulos no ATP Challenger Tour, será um dos principais candidatos à vitória, apesar de atualmente ocupar o 352.º lugar.
Além deles, Pedro Araújo (390.º ATP) garantiu entrada direta no quadro principal, enquanto Duarte Vale (474.º ATP) e Tiago Pereira (502.º ATP) poderão também conseguir vaga, dependendo das desistências de última hora. A FPT irá ainda atribuir ‘wild cards’, estando já confirmados na fase de qualificação nomes como Francisco Rocha, Diogo Marques, Tomás Luís, João Graça, Daniel Batista, Guilherme Valdoleiros e Miguel Pereira Lopes.
O torneio contará com jogadores de 20 países, incluindo França, Eslováquia, Croácia, Rússia, Roménia, Áustria, Alemanha, Colômbia, Espanha, Grã-Bretanha e Itália. O francês Robin Bertrand, atual 260.º ATP, será o provável cabeça de série principal, sendo um jogador com experiência no ATP Challenger Tour.
A história recente do torneio confirma que Vila Real de Santo António tem sido um verdadeiro amuleto para os campeões. Em 2023, Henrique Rocha venceu o torneio vindo da fase de qualificação e começou aí uma temporada brilhante que o levou ao top-160 mundial.
Já em 2024, Jaime Faria, com apenas 20 anos e 391.º ATP, venceu pela terceira vez um torneio do ITF WTT, mas pela primeira vez num M25. Foi o arranque do histórico percurso. Depois de Vila Real de Santo António, seguiram-se títulos em Faro, Quinta do Lago e Vale do Lobo, passando para 233.º ATP.
Com um nível competitivo cada vez mais elevado, o Open Internacional de Ténis de Vila Real de Santo António promete mais uma edição emocionante, consolidando-se como uma referência no circuito internacional.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€