A ANA Aeroportos de Portugal emitiu um alerta, para quem viajar de avião, sobre possíveis constrangimentos nos aeroportos nacionais devido a greves de agentes de assistência em terra (‘handling’) programadas para o período do Natal e Ano Novo. As paralisações estão previstas para os dias 22, 23, 24, 25, 26, 31 de dezembro e 01 de janeiro, afetando os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.
De acordo com a ANA, estas ações poderão causar atrasos e outros inconvenientes para quem vai viajar de avião, pelo que os passageiros devem confirmar o estado dos voos junto das companhias aéreas ou agências de viagens antes de se dirigirem ao aeroporto.
Impacto no Algarve
No Aeroporto de Faro, um dos principais polos turísticos do país, esperam-se perturbações significativas nos serviços devido à adesão de trabalhadores à greve. Este cenário poderá afetar tanto os residentes como os visitantes da região durante a época festiva.
Reivindicações e calendário da greve
Os trabalhadores da Menzies Portugal, antiga Groundforce, convocaram uma greve entre 22 e 26 de dezembro, com duas horas de paralisação por turno, alegando vencimentos base abaixo do salário mínimo nacional, incumprimento no pagamento de horas noturnas e exigências de pagamento do parque de estacionamento pelos funcionários.
Por sua vez, outros sindicatos de ‘handling’, como Sindav, STHAA, Sitava e Simamevip, mantêm a greve de trabalho suplementar e em feriados, a partir das 00:00 de 24 de dezembro até 01 de janeiro.
A ANA apelou à compreensão dos passageiros e reforçou a importância de se informarem previamente para minimizar o impacto destas paralisações no planeamento das suas viagens.
Leia também: Saiba quem tem direito à pré-reforma em 2025