A freguesia de Santa Bárbara de Nexe vai receber a primeira edição do WFSBN – Festival de Caminhadas de Santa Bárbara de Nexe, entre 7 e 9 de fevereiro, sob o tema “Pelos trilhos da memória”. O evento conta com dezenas de atividades para todos os que apreciam o contacto com a natureza e o ar livre.
O objetivo deste festival é promover a identificação, recuperação e preservação de trilhos centenários da freguesia, muitos dos quais quase perdidos no tempo. O esforço para recuperar estes caminhos começou em 2005, quando a Junta de Freguesia iniciou a limpeza gradual dos percursos antigos.
Em 2023, o trabalho intensificou-se com a classificação de 129 caminhos vicinais como domínio público, culminando, em 2024, na homologação de três Pequenas Rotas pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Estas rotas agora homologadas servem de base para o festival.
O evento convida os participantes a explorar trilhos usados antigamente como principais vias de comunicação, que oferecem vistas panorâmicas do mar e dos campos, cheios de aromas de plantas autóctones como o tomilho, rosmaninho e funcho. É uma oportunidade para descobrir o património natural, histórico e cultural deste território, incluindo os antigos moinhos e os caminhos de pedra.
O festival oferece um programa variado que inclui caminhadas com diferentes níveis de dificuldade, passeios temáticos, workshops, tertúlias, atividades para famílias, yoga, pilates, teatro comunitário, exposições e música.
O evento começa com uma tertúlia dedicada a grupos informais de caminhadas, moderada por José Paulo Gordinho, e uma caminhada noturna. Destaque ainda para o III Encontro dos Amigos do Caminho de Santiago da região do Algarve e um workshop do autor Pedro Cuiça, especialista em trekking.
O WFSBN será o evento inaugural da temporada anual do projeto Algarve Walking Season (AWS). Organizado pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, em parceria com a Algarviana Team, a Associação Nexense, a Bifanas Team e o apoio do Município de Faro, o festival conta ainda com a colaboração de associações locais.
Os interessados já podem consultar o programa e inscrever-se no site oficial www.wfsbn.com ou através do formulário de inscrição disponível aqui.
Leia também: Esta aldeia com 150 habitantes cresce sobre a água e já foi considerada das mais bonitas de Portugal