O Dia Internacional da Proteção Civil será assinalado em Portimão com a entrega de dois Compressores Cardíacos Externos aos Bombeiros Voluntários de Portimão e à delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa. A cerimónia está agendada para sábado, 1 de março, às 9:30, na zona ribeirinha da cidade, entre o posto de combustível e o Clube Naval.
De acordo com o Município de Portimão, esta medida representa um investimento superior a 27 mil euros e reforça a aposta na Proteção Civil e no socorro a vítimas em paragem cardiorrespiratória.

A iniciativa insere-se na exposição estática de meios operacionais dos agentes locais de Proteção Civil, promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão (SMPC), e aberta ao público.
A entrega destes equipamentos complementa o Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que está a ser implementado desde 2016. Atualmente, existem seis DAE instalados para uso comunitário em diferentes pontos da cidade, como as zonas ribeirinhas de Alvor e Portimão, a Praia da Rocha, a Praça da República (Alameda), a Praça 1.º de Maio e a Mexilhoeira Grande. Além disso, já foram instalados 20 DAE em equipamentos municipais e escolas do concelho, estando em fase de certificação mais 46 dispositivos pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Com um total de 72 DAE, Portimão ultrapassará a média nacional de cinco DAE por 10.000 habitantes, atingindo uma proporção de 12 dispositivos por cada 10.000 habitantes. Estes equipamentos complementam os desfibrilhadores presentes nos veículos de emergência dos Bombeiros, da Cruz Vermelha Portuguesa e de empresas privadas com programas próprios.
Para garantir a correta utilização dos equipamentos, a Câmara Municipal tem investido na formação de operacionais, contando atualmente com 1.200 elementos treinados em 191 ações certificadas. Esta formação tem sido ministrada em parceria com os Bombeiros Voluntários de Portimão (BVP), entidade acreditada pelo INEM.

As ações de formação abrangeram funcionários municipais, pessoal docente e não docente das escolas do concelho, operacionais da PSP, GNR, Autoridade Marítima Nacional e Empresa Municipal de Água e Resíduos de Portimão (EMARP), bem como munícipes que aderiram ao Programa Municipal de DAE. Atualmente, existem mais de 1.200 operacionais aptos a utilizar autonomamente um desfibrilhador, contribuindo para reduzir o número de mortes por Paragem Cardiorrespiratória (PCR).
Desde o início do programa, o Município de Portimão investiu mais de 208 mil euros na aquisição, implementação e manutenção dos equipamentos, bem como na formação certificada, reforçando agora este compromisso com a entrega dos dois novos Compressores Cardíacos Externos.
Segundo a autarquia, “estes equipamentos permitem aplicar compressões torácicas automáticas, de forma contínua e segura, no local da ocorrência e durante o transporte até às Unidades Hospitalares mais próximas”.
No sábado de manhã, entre as 9:00 e as 13:00, decorrerá uma exposição estática de meios dos agentes locais de Proteção Civil, na zona ribeirinha de Portimão, junto à Repsol. O evento contará com a apresentação de equipamentos e meios tecnológicos do SMPC e dos seus parceiros, incluindo os Bombeiros Voluntários de Portimão, PSP, GNR e Cruz Vermelha Portuguesa. Estão ainda previstas demonstrações de salvamento, protagonizadas pelos agentes de Proteção Civil presentes.

Paralelamente, serão realizadas três provas desportivas organizadas pelo SMPC, em parceria com os Bombeiros de Portimão e o ginásio EPIC Fitness, com o objetivo de sensibilizar e testar as capacidades físicas e emocionais dos participantes.
A 1.ª edição do FYROX será destinada exclusivamente a bombeiros, organizados em duplas e devidamente equipados com Equipamentos de Proteção Individual Urbanos. Inspirada no conceito HYROX, esta prova foi adaptada para testar a resistência física e mental em simulações de cenários reais de emergência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://tinyurl.com/fyrox2025.
A 5.ª edição do CROSSFIRE destina-se a agentes de Proteção Civil e à população em geral, envolvendo equipas de cinco elementos que testarão a resistência física e mental. O evento também promove a interação entre o público e os agentes de Proteção Civil, aumentando a consciência sobre os desafios enfrentados por estes profissionais. As inscrições, gratuitas, podem ser efetuadas em https://tinyurl.com/crossfireptm2025.

A 1.ª edição do FYROX Kids será dedicada às Escolas de Cadetes e Infantes da região algarvia, sendo restrita aos alunos destas unidades.
Através destas atividades, Portimão assinala o Dia Internacional da Proteção Civil em linha com o tema definido pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) para 2025: “A Proteção Civil, garantia de segurança para a população”.
Leia também: “Nada podemos fazer”: continua a ocupação ilegal de casas neste concelho, mas a lei protege quem?