Tavira foi palco, esta quarta-feira, da primeira reunião do Comité Consultivo, de Acompanhamento e Avaliação do projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve 2024-26 (EURES T AA). Este comité, que integra representantes de todos os parceiros e associados do projeto, tem a prática de reunir pelo menos duas vezes por ano.
A sessão foi presidida por Madalena Feu, delegada regional do Algarve do IEFP, e por Juan Carlos Duarte Cañado, delegado provincial do Serviço Andaluz de Emprego de Huelva.
Durante a reunião, os parceiros tiveram a oportunidade de fazer um ponto de situação sobre o grau de execução das atividades em relação aos objetivos, cronograma e orçamento previstos. Também receberam informações por parte do IEFP e do SAE sobre as atividades desenvolvidas pela equipa de coordenação do projeto e sobre as últimas orientações emitidas pela Comissão Europeia.
Este projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pelo Serviço Andaluz de Emprego (SAE), em colaboração com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP) como copromotor. Participam ainda como parceiros beneficiários a Confederación de Empresarios de Andalucia (CEA), a Confederación Sindical de Comisiones Obreras de Andalucía (CCOO-A), a Eurocidade do Guadiana, a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), a Associação Tertúlia Algarvia, a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (ODIANA) e a Cámara Oficial de Comercio, Industria y Navegación de Huelva.
O projeto conta também com a colaboração de várias entidades institucionais, empresariais e sindicais que atuam no território fronteiriço, tais como o Servicio Público de Empleo Estatal (SEPE), a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a União Geral de Trabalhadores da Andaluzia e Algarve (UGT Andalucía e UGT Algarve), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN Algarve), a Mancomunidad de Islantilla, a CCDR Algarve, a Diputación de Huelva, as Universidades de Huelva e do Algarve, a Segurança Social, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), a Andalucía Emprende e a Cámara de Comercio de Ayamonte.
No decorrer da reunião, os parceiros beneficiários da subvenção apresentaram algumas das atividades já desenvolvidas, assim como o planeamento das ações a realizar até março de 2026.
Leia também: Novidade do Lidl (chega antes do natal) promete fazer esquecer a Air Fryer que tem em casa