O Município de Portimão vai homenagear, mais uma vez, os campeões locais no próximo dia 19 de dezembro, a partir das 19:00, reconhecendo e premiando publicamente o mérito de atletas e treinadores que se destacaram na época desportiva de 2023/24, elevando o nome do concelho nos cenários nacional, regional e internacional.
A 23.ª edição da Gala do Desporto, que decorrerá no Portimão Arena, será restrita aos premiados e integra as comemorações do Dia da Cidade. Nesta cerimónia, serão distinguidos 748 atletas, 71 treinadores, provenientes de 42 clubes desportivos, escolas e universidades, representando 43 modalidades diferentes.
O Prémio Grau Ouro será atribuído a 172 atletas e 35 treinadores; o Prémio Grau Prata distinguirá 177 atletas e 12 treinadores; e o Prémio Grau Bronze será entregue a 399 atletas e 24 treinadores.
Durante o evento, o Município de Portimão concederá ainda o Prémio de Mérito Desportivo a três personalidades: Custódio Moreno, pelo seu contributo e dedicação ao desporto no Algarve enquanto diretor regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude; e os atletas Yolanda Hopkins e Miguel Nascimento, cujos percursos de alto rendimento os levaram a competir ao mais alto nível nos Jogos Olímpicos Paris 2024, contribuindo para o desenvolvimento do desporto português, algarvio e portimonense.
A 23ª edição da Gala do Desporto pode ser vista em direto no canal de youtube da autarquia, assim como na página oficial da rede social do Facebook.
Sobre os diversos prémios
O Prémio Mérito é atribuído a entidades ou individualidades que, de forma relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e mérito desportivo do concelho e/ou do desporto em geral.
Já o Prémio Igualdade é atribuído por proposta do Município de Portimão a agentes promotores de atividades e/ou competições desportivas que, de forma significativa, tenham contribuído para o reforço da igualdade de género no desporto ao longo de cada época desportiva.
Quanto ao Prémio Grau Bronze é entregue a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram no primeiro lugar de campeonatos e taças regionais/distritais oficiais federativas ou do desporto escolar ou universitário.
O Prémio Grau Prata destina-se a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, se classificaram entre o 4.º e 8.º lugar em provas internacionais, ou em 2.º ou 3.º lugar em provas organizadas pelas federações nacionais ou organismos similares como Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal, Supertaças, Taças da Liga ou provas equiparadas, e entre o 4.º ou 8.º lugar em provas internacionais ou classificados em 2.º ou 3.º lugar de provas nacionais, no âmbito do desporto escolar ou universitário.
Por fim, o Prémio Grau Ouro é atribuído a atletas/equipas e treinadores naturais ou residentes do concelho vencedores ou medalhados (até ao 3.º lugar) em provas internacionais, ou vencedores em provas organizadas pelas federações nacionais ou organismos similares, Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal, Supertaças, Taças da Liga ou provas equiparadas e vencedores ou medalhados (até ao 3.º lugar) de provas internacionais ou vencedores de provas nacionais, no âmbito do desporto escolar ou universitário.
Leia também: Novidade do Lidl (chega antes do natal) promete fazer esquecer a Air Fryer que tem em casa