A Câmara Municipal de Portimão inicia, a partir de 23 de janeiro, o projeto piloto “Xadrez na Escola”, destinado a promover a prática de xadrez no concelho. Esta iniciativa surge de uma parceria com a CHESSPORTUGAL – Associação para a Promoção do Xadrez, e tem como objetivo incentivar alunos e a população em geral a explorar esta modalidade como uma atividade enriquecedora para os tempos livres.
O projeto será desenvolvido em três vertentes: atividades escolares, workshops abertos à população e torneios. Direcionado principalmente para os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, “Xadrez na Escola” incluirá workshops que abordarão o ensino do xadrez, prática assistida e introdução à plataforma Lichess.
O arranque oficial está marcado para 23 de janeiro no Centro Escolar do Pontal, seguindo-se as escolas EB Major David Neto, EB Pedra Mourinha, EB Chão das Donas, EB Coca Maravilhas, EB Vendas, EB Alvor, EB Maria Barroso e EB José Sobral.
Além do ensino escolar, o projeto abrange a população geral com a iniciativa “Portimão joga Xadrez”, que oferece workshops gratuitos. As primeiras sessões estão agendadas para 23 de janeiro, das 18:30 às 20:00, no Museu de Portimão, e 24 de janeiro, das 19:00 às 20:30, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes. As inscrições podem ser feitas online através do formulário disponível aqui.
O projeto também contará com torneios e eventos variados. O primeiro torneio terá lugar a 25 de janeiro, das 09:30 às 13:00, na Sala Polivalente da Biblioteca de Portimão. A participação é gratuita mediante inscrição em https://tinyurl.com/torneioxadrezportimao.
Com este projeto, Portimão reforça o seu compromisso com a dinamização de atividades culturais e educativas, proporcionando momentos de aprendizagem e lazer para todas as idades.
De acordo o Parlamento Europeu, “o xadrez é uma prática que estimula o raciocínio lógico e a estratégia, sendo uma ferramenta importante na formação de jovens, tanto em termos intelectuais como sociais. Além de melhorar a concentração, a persistência, a criatividade, a intuição e a memória das crianças, o xadrez contribui para o desenvolvimento de competências de análise e de tomada de decisão”.
Este projeto visa, assim, fortalecer a prática do xadrez, criando “um ambiente inclusivo e formativo, com benefícios para todos os participantes, independentemente da idade ou experiência”.
Mais informações devem ser solicitadas à a Divisão de Desporto e Juventude do Município de Portimão através do telefone 282 248 574 ou do e-mail [email protected].
Leia também: Britânicos elegem cidade com praia a sul de Lisboa como uma das mais bonitas da Europa