É certo que muitos classificam o ato de cuspir para o chão como ‘desagradável’, mas há muitos que continuam a faze-lo e há inclusivamente uma cidade do Algarve onde tal ato será proibido. Aliás, se for apanhado a cuspir para o chão será ainda sujeito ao pagamento de uma multa, cujo valor começa nos 500 euros e pode ir até aos 1.800 euros. Para além desta nova regra, existem algumas outras que terá de cumprir, sob pena de ser multado.
As novas regras ainda não entraram em vigor, mas sabe-se que a Câmara Municipal de Albufeira quer proibir a “nudez parcial” na via pública, tendo já aprovado o Código de Comportamentos do Município, que está sob consulta pública nos próximos 30 dias.
Só poderá andar de fato de banho ou biquíni na praia e nos hotéis
Escreve o Correio da Manhã que o objetivo da autarquia de Albufeira passa por proibir o uso de “biquíni, triquíni, fato de banho e similares, calção e cueca” na via pública, esplanadas e estabelecimentos com vista da rua. Neste caso, o valor da multa começa nos 300 euros e pode ir até aos 1.500 euros.
No entanto, existem alguns locais onde pode continuar a utilizar tanto o bikini, como o triquíni e o fato de banho. Falamos de praias e respetivos parques de estacionamento, assim como os hotéis.
O Código de Comportamentos do Município de Albufeira já aprovado também não permite o consumo de bebidas alcoólicas na rua, assim como a exibição de órgãos sexuais. No caso de incumprimento de alguma destas duas regras, saiba que poderá ser alvo de uma multa que pode ir desde os 500 euros até aos 1.800 euros.
Cuspir para o chão também vai dar multa em Albufeira
No código de condutas que se encontra sob consulta pública consta ainda a proibição de dormir, defecar, cuspir e urinar nas ruas de Albufeira. Também o barulho em zonas residenciais e o abandono de carrinhos de supermercado na rua estão sujeitos a penalização.
Embora estas regras ainda não tenham sido postas em prática, o que se sabe é que a sua fiscalização vai ficar a cargo dos 12 agentes da Polícia Municipal. Serão também estes os responsáveis por passar as multas.
Leia também: Deixou de ser praia: este areal no Algarve já foi concorrido e hoje é desaconselhado