A Câmara Municipal de Lagos aprovou a contratação de um empréstimo de 25 milhões de euros para garantir a continuidade da Estratégia Local de Habitação (ELH), que prevê a construção de 267 fogos municipais a custos controlados e a reabilitação do parque habitacional municipal. O investimento global associado a esta estratégia ascende a 48,1 milhões de euros.
O município celebrou um Acordo de Colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), através do qual o Estado se comprometeu a financiar a ELH de Lagos com 34 milhões de euros. Deste montante, 15 milhões são a fundo perdido e 19 milhões correspondem a um empréstimo bonificado. No entanto, a candidatura do município ainda não recebeu aprovação, obrigando a autarquia a suportar os projetos e as empreitadas exclusivamente com recursos próprios.
Perante este cenário e dispondo de capacidade de endividamento, a Câmara decidiu avançar com um empréstimo de médio e longo prazo, garantindo assim a continuidade do projeto habitacional.
A proposta foi aprovada esta semana pela Assembleia Municipal de Lagos, permitindo que o município continue a investir na construção de habitação acessível e a dar resposta às necessidades da população.
Leia também: Adeus carta de condução? Saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir