A Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTPTM), em colaboração com a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), organizou, na passada terça-feira, a formação “Vinhos do Algarve – Um Mundo para Descobrir”.
Ministrada pelos especialistas Nuno Pires (escanção) e Gilmar Brito (enólogo), a sessão foi dirigida a profissionais do setor e proporcionou uma imersão no universo dos vinhos algarvios. Durante a formação, foram exploradas as origens, a evolução e os diferentes estilos dos vinhos da região, ao mesmo tempo que os participantes desenvolveram competências sensoriais essenciais para a sua apreciação e avaliação.

A iniciativa permitiu ainda aprofundar o conhecimento sobre os fatores determinantes na produção vinícola do Algarve, como o clima, os diversos tipos de solo, as castas autóctones e as técnicas de vinificação empregues. A formação incluiu também um almoço de convívio, confecionado e servido pelos alunos da Escola no seu Restaurante de Aplicação.
Esta iniciativa demonstra que o Algarve tem muito mais para oferecer para além das paisagens deslumbrantes, das praias paradisíacas, da gastronomia de excelência e do clima privilegiado.

Pedro Moreira, diretor da EHTPTM, destacou que “a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão assumiu com entusiasmo a promoção desta formação, em parceria com a CVA, já que a mesma permitiu dar a conhecer a riqueza e a identidade dos vinhos algarvios, fundamentais para a valorização da nossa região enquanto destino enogastronómico”.
Sara Silva, presidente da CVA, sublinhou que “a formação foi uma oportunidade única para saber mais sobre os vinhos da região do Algarve, tendo sido ministrada por formadores experientes e conhecedores, com a chancela de qualidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, com a qual temos uma longa e profícua parceria”.
Leia também: Reforma com menos de 15 anos de descontos é possível? Saiba como ter acesso