Na Escola Secundária de Olhão, sede do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes (AEFFL), realizou-se recentemente a entrega oficial das consolas +Power a todos os agrupamentos escolares de Olhão. A cerimónia contou com a presença da vereadora da Educação do Município de Olhão, professora Elsa Parreira, do diretor do AEFFL, professor Décio Viegas, e de representantes dos vários agrupamentos do concelho.
Esta iniciativa surge após uma ação de formação realizada no final do último ano letivo, na cidade do Porto, com o apoio da autarquia de Olhão. A formação contou com a participação da professora de educação especial Rute Horta e do técnico superior Hugo Lopes, ambos do AEFFL, que tiveram a oportunidade de conhecer a equipa +Power e aprofundar metodologias ativas de aprendizagem e co-construção de recursos educativos. A sessão foi dinamizada pelos próprios alunos, permitindo uma exploração prática do programa em ambiente escolar.
As consolas +Power são um projeto inovador que desenvolve tecnologias de apoio educativo para crianças com necessidades especiais. O projeto baseia-se na reciclagem de materiais informáticos, promovendo a reinserção social, a inclusão e o voluntariado. Esta iniciativa nasceu no âmbito do Global Teacher Prize 2020, fruto da colaboração entre Luís Baião, docente de Educação Especial no Agrupamento de Canelas, e Paulo Serra, professor de Informática no Agrupamento Nuno Álvares de Castelo Branco.
O programa +Power promove a inclusão de alunos com Adequações Curriculares Significativas nas suas turmas, através de aulas interativas com recursos digitais criados pelos próprios estudantes, a partir de conteúdos fornecidos pelos professores. Estes recursos são utilizados em consolas especiais, produzidas por estudantes reclusos no Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, unindo educação, inclusão social e reinserção profissional.
Leia também: Estes tipos de peixe muito consumidos em Portugal são os mais prejudiciais à sua saúde