A columbofilia do Algarve esteve em destaque na Exposição Nacional e Ibérica de Columbofilia e Jornada Nacional do Pombo-Correio, realizada entre os dias 15 e 19 de janeiro, em Ribadesella, nas Astúrias (Espanha). Durante o evento, foram apurados e classificados os pombos na Classe Standard, com a representação algarvia a alcançar resultados históricos (campeões e vice-campeões).
Os columbófilos algarvios Daniel da Ilha (pai e filho), da Sociedade Columbófila Olhanense, destacaram-se ao conquistar o título de campeões ibéricos na classe standard – fêmeas e campeões e vice-campeões na classe standard – machos, alcançando uma das melhores classificações de sempre para a columbofilia da região.
A competição foi organizada pela Real Federação Columbófila Espanhola e pela Federação Portuguesa de Columbofilia, em parceria com o Ayuntamiento de Ribadesella, e reuniu os melhores columbófilos da Península Ibérica.
Classificações:
Categoria Standard – Fêmeas:
- 1.º lugar: Anilha 0461747-2020 (92,25 pontos) – Daniel da Ilha, Sociedade Columbófila Olhanense
Categoria Standard – Machos:
- 1.º lugar: Anilha 0461753-2020 (92,58 pontos) – Daniel da Ilha, Sociedade Columbófila Olhanense
- 2.º lugar: Anilha 0461704-2020 (92,42 pontos) – Daniel da Ilha, Sociedade Columbófila Olhanense
“A columbofilia algarvia está de parabéns, por mais esta grande jornada columbófila, demonstrando dinamismo e vitalidade, e afirmando-se cada vez mais a nível nacional, como uma referência do desporto columbófilo”, destaca o columbófilo José Carlos.
Leia também: Estas persianas inteligentes da IKEA controlam temperatura e luminosidade da divisão
Daniel da Ilha (Olhão), campeões ibéricos de columbofilia