Um homem e uma mulher, de 26 e 23 anos, foram detidos no Porto, suspeitos de trocarem relógios contrafeitos por artigos de luxo nomeadamente carros, foi esta sexta-feira anunciado pela PSP.
Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto indica que as detenções, efetuadas na quarta-feira, são o culminar de uma investigação que já durava desde julho do ano passado, e que resultam do cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos por autoridade judiciária.
Os suspeitos de burla qualificada atuavam em todo o território nacional, com maior incidência na zona de Lisboa. A investigação em curso é relativa a factos ocorridos na zona do Porto, Lisboa, Leiria e Olhão.
A PSP conta que os suspeitos atuavam em comunhão de esforços, de acordo com um plano previamente delineado que consistia no anúncio, em plataformas digitais de compra e venda de artigos, de relógios de marca de luxo (Rolex), mas os relógios anunciados eram contrafeitos e o intuito dos suspeitos visava a troca destes por relógios de marca de luxo originais ou por automóveis.
“No momento da concretização do negócio, os suspeitos, astuciosamente, faziam as vítimas crer que o artigo que lhes era apresentado era original, acabando por concretizar o negócio acordado e proceder à troca dos artigos em questão”, descreve a PSP.
Os suspeitos, que “atribuíam sempre um valor superior ao artigo contrafeito que estavam a oferecer e procuravam relógios ou automóveis de valor mais baixo do que aquele artigo, tiravam, ainda, proveito de uma determinada quantia monetária como compensação pela suposta diferença patrimonial”, continua.
Posteriormente, os relógios originais ou viaturas adquiridas eram vendidos, “obtendo assim largos proventos financeiros”.
Durante a investigação, foram recuperados três relógios originais que haviam sido obtidos nas burlas, com valor total a rondar os 30 mil euros, bem como sete relógios contrafeitos, “em tudo similares aos originais, o que levava as vítimas a acreditar na veracidade do negócio”.
Também foram apreendidas quatro viaturas “de valor comercial considerável”, nomeadamente BMW X5, BMW 318 clássico, Mercedes SL500, Land Rover, e dinheiro.
Os lucros das burlas em investigação terão rendido aos suspeitos um valor aproximado de 100 mil euros.
A PSP acrescenta que um dos suspeitos já havia sido identificado em situações similares.
Os detidos foram presentes no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, ficando o homem em prisão preventiva e a mulher sujeita a apresentações diárias.
Leia também: Conheça o método holandês para secar roupa em tempo recorde sem precisar de máquina