A Europa é conhecida pelas suas deslumbrantes cidades à beira-mar, mas nem todas as zonas costeiras encantam pela sua beleza. Alguns locais enfrentam problemas como poluição, excesso de turistas ou simplesmente um estado de conservação pouco atrativo. Embora nem todas as localidades possam ter o charme de Cinque Terre, em Itália, a perceção de beleza é sempre subjetiva. Ainda assim, o jornal britânico The Telegraph elaborou uma lista de cidades costeiras europeias que considera menos apelativas, com uma cidade algarvia na lista.
Um dos destinos destacados é Kemer, uma estância balnear na Turquia, desenvolvida especificamente para o turismo. Segundo o Telegraph, “complexos hoteleiros sem graça, parques aquáticos, restaurantes anónimos e lojas combinam-se para produzir um cruzamento sem vida entre o cenário do The Truman Show e um campo de férias em Pontins”. No entanto, apesar da crítica, cerca de 300 mil turistas visitam Kemer anualmente, o que demonstra que a estância continua a atrair visitantes.
Outro destino mencionado, segundo a revista Time Out, é a cidade algarvia de Albufeira, descrita pelo jornal como estando repleta de “bares intermináveis, vida noturna animada e alojamento barato em blocos de apartamentos feios e modernos”, bastante distante da antiga vila piscatória que ali existia. Embora a descrição não a favoreça, Albufeira continua a ser um dos destinos turísticos mais populares de Portugal, especialmente entre os visitantes britânicos.
A cidade é famosa pelas suas praias, como a Praia dos Pescadores, que atrai turistas de todos os cantos do mundo, especialmente britânicos, na época do verão. Além disso, o centro histórico mantém algum do seu charme original, com ruas estreitas e casas brancas típicas da região, contrastando com as zonas mais modernas e turísticas. O turismo é a principal fonte de rendimento local, contribuindo significativamente para a economia do Algarve.
Outras cidades costeiras incluídas na lista do Telegraph são:
- Mónaco
- Ostia, Itália
- Ploče, Croácia
- Kemer, Turquia
- La Línea de la Concepción, Espanha
- Laganas, Zante, Grécia
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer