O Algarve alcançou o maior número de hóspedes de sempre em 2024, com os estabelecimentos de alojamento turístico a acolher 5,2 milhões de visitantes, revelou esta sexta-feira a Região de Turismo do Algarve (RTA).
A RTA destaca também que, além do maior número de hóspedes de sempre na região, o aeroporto internacional Gago Coutinho, em Faro, atingiu o “maior registo da sua história”, superando os 9,8 milhões de passageiros em 2024.
“O Turismo do Algarve volta a bater recordes, consolidando a sua posição como principal destino turístico de Portugal. Em 2024, o número de hóspedes nos estabelecimentos de alojamento turístico atingiu os 5,2 milhões, ultrapassando pela primeira vez a marca dos 5,1 milhões registados em 2023”, salienta a RTA, em comunicado.
O registo obtido em 2024 representa um “crescimento de 2,6%”, comparativamente com o ano anterior, e “reflete a forte atratividade da região, impulsionada pelo aumento de hóspedes tanto residentes (+1,3%) como não residentes (+3%)”, indica a RTA.
A Região de Turismo algarvia assinala também que, em termos de dormidas, os números preliminares da atividade turística nacional em 2024, divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), mostram “um aumento de 1,9% face ao ano anterior, totalizando 20,7 milhões de dormidas”.
“Embora ainda ligeiramente abaixo do recorde pré-pandemia de 20,9 milhões, a região mantém-se como o principal destino turístico nacional, registando o maior número de dormidas no país”, aponta.
A evolução também foi positiva (mais 0,5 pontos percentuais) na ocupação por quarto no alojamento turístico da região, que se situou nos 58,6%, indica.
“Já na estada média, o Algarve manteve-se como a segunda região com maior duração das estadias, com 3,95 noites, apenas atrás da Região Autónoma da Madeira”, observa.
A RTA destaca ainda os mais de 9,8 milhões de passageiros comerciais que passaram pelo aeroporto de Faro em 2024, número que representa “o maior registo da sua história e um crescimento de 2% face a 2023”.
Os mercados turísticos que mais contribuíram para o aumento de passageiros em Faro foram o britânico, com 4,4 milhões de passageiros (mais 0,3%), o alemão, com 1,13 milhões (mais 9,7%), e o irlandês, com 967.000 passageiros (mais 7,9%), precisa.
O Algarve também teve um recorde de 1,46 milhões no número de voltas jogadas nos campos de golfe, em 2024, obtendo “um crescimento de 5%” comparativamente com o ano anterior, realça a RTA, apontando outubro (179.000 voltas), abril (162.000) e março (153.000) como os meses com maior procura para a prática da modalidade na região.
O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, citado no comunicado da RTA, considera que o “Algarve é um dos destinos turísticos mais completos da Europa” e que os recordes alcançados “refletem a confiança dos turistas no destino” e o “impacto positivo” que a atividade tem na economia regional e nacional.
Leia também: Há uma ilha que muda de país duas vezes ao ano e agora é espanhola