O Algarve tem um enorme potencial a nível de propostas disponibilizadas para o chamado turismo de natureza, ou mesmo um simples passeio por entre as maravilhas naturais da região ou, ainda, uma aventura a apelar ao lazer e à experiência de uma vivência da região de forma diversa do habitual.
As propostas do Algarve natural são inúmeras e, mais do que pensar nas ofertas preparadas chave-na-mão para passar bons momentos em contacto com a natureza algarvia destinadas aos turistas, o convite passa também por dar oportunidade aos algarvios e residentes de experimentarem um ‘vá para fora cá dentro’ naquela que é a sua própria terra.
Preços únicos numa mostra com uma oferta invejável de experiências especiais
Arranca já na próxima sexta-feira, dia 5 de Maio, a mostra mais significativa das propostas regionais na área do turismo e lazer de natureza, com palco marcado para a zona das Quatro-águas de Tavira.
Mais do que a entrada livre no evento, a Algarve Nature Week oferece aos visitantes a possibilidade de acederam a experiências a preços muito competitivos, bem abaixo daqueles que são praticados no mercado, em particular em época alta.
Até domingo o convite é pois o de se deixar levar pelos ‘saldos’ e conhecer a panóplia de ofertas e convites que as mais variadas empresas ligadas ao turismo de natureza lhe podem fazer de uma ponta à outra da região.
Dia 5 de Maio há ‘borlas’ para propostas escolhidas a dedo a pensar nos visitantes
Os três primeiros dias da Algarve Nature Week estão assim reservados para a mostra que funcionará como montra da oferta de natureza da região algarvia. Caminhadas, observação de aves e de cetáceos, passeios de bicicleta, de barco e a cavalo, surf, stand up paddle e mergulho são algumas das actividades que os visitantes poderão experimentar gratuitamente no dia 5 ou a preços especiais nos dois dias seguintes, 6 e 7.
Para delas usufruir, basta aparecer nas Quatro Águas, passar os olhos pelas sugestões de cada empresa de animação turística e agendá-las. Este ano estão representadas 26, mais 20 expositores institucionais e 15 produtores regionais.
Mas o programa da mostra não se esgota aqui. Entre sexta e domingo, os mais irrequietos encontrarão no «Espaço Ativo» sete pretextos para gastarem a energia. Patinagem artística, zumba, capoeira, CrossTraining, High Intensity Interval Training, ginástica acrobática e um jogo num chão gigante são a forma de pôr o público em movimento, num espaço dinamizado pela Câmara de Tavira em conjunto com as associações desportivas locais.
Espaço para os mais pequenos com propostas à medida
Depois do exercício, nada melhor que abrandar o ritmo e repor o batimento cardíaco num workshop para construir aves e gaiolas algarvias ou máquinas fotográficas artesanais. Ambos decorrem no «Espaço Natureza» do recinto, onde estão previstas outras acções para miúdos e graúdos.
E enquanto se saltita entre um sítio e outro, ou enquanto se aguarda a vez para alguma actividade de natureza, é possível esbarrar com um camaleão a três dimensões, um rebanho de cabras de raça algarvia (em fibra de vidro) ou um barco forrado a croché.
Razões de sobra para rumar a Tavira e à Algarve Nature Week durante este fim-de-semana.