O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 18 os distritos de Portugal continental que estão este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de trovoadas e aguaceiros por vezes fortes e ocasionalmente de granizo.
Os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 13:00 e as 18:00 deste sábado.
Na sexta-feira, o IPMA tinha colocado sob aviso amarelo os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Porto, Faro e Beja.
Num comunicado enviado este sábado, o aviso amarelo é estendido aos distritos de Évora e Portalegre.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Aviso de sismo sentido esta sexta-feira às 23:11
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 08-09-2023 pelas 23:11 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica Nacional, um sismo de magnitude 6.9 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 65 km a Sudoeste de Marrakech (MARR).
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal).
Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal).
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados, salienta o IPMA.
Leia também: Faro é um dos 16 distritos sob aviso amarelo devido à chuva forte, trovoada e granizo