A empresa Águas do Algarve pretende tornar-se o primeiro operador regional do setor da água energeticamente neutro. O objetivo deverá ser alcançado até 2030, com o reforço da sua eficiência energética e produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.
O grupo de águas pretende alcançar a neutralidade de emissões produzindo a sua própria energia a partir de fontes renováveis. Será feita a instalação de centrais de produção de energia hidroelétrica nas condutas de água, eólica e fotovoltaica, de modo a retirar partido do armazenamento nos reservatórios de água existentes, bem como do crescente aumento da eficiência energética ao nível dos processos e das infraestruturas das suas próprias instalações.
Em comunicado, a Águas do Algarve assume que “esta meta resultará na eliminação de 38 mil toneladas de emissões de CO2”.
A empresa pretende ainda implementar nove medidas de eficiência energética, entre elas a substituição integral de toda a iluminação artificial por uma baseada na tecnologia LED. A sustentabilidade ambiental está na ordem dos novos objetivos da Águas do Algarve.
O grupo multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Algarve desenvolveu um plano de gestão de energia, onde o principal objetivo é a maximização do aproveitamento energético dos recursos endógenos e a racionalização dos consumos. A empresa explica que este é um Plano de Eficiência e de Produção de Energia, que agrega um largo conjunto de medidas baseadas em fontes renováveis, com o objetivo de reduzir os consumos e aumentar a produção própria.