A necessidade de ajudar e, de alguma forma, combater a guerra entre a Ucrânia e a Rússia levou à criação da página Caravana Humanitária Sul por um grupo de pessoas que são, na maioria, enfermeiros e ex-militares, e que têm um sentido de altruísmo e vontade de ajudar e fazer a diferença enormes.
Conforme explicam, “somos um grupo de pessoas que tem uma enorme vontade de ajudar e de colaborar da melhor forma possível para com todos aqueles que estão a passar por um dos piores momentos das suas vidas face aos atuais confrontos entre a Ucrânia e Rússia e que devido à globalização e aos meios de comunicação fica impossível assistir impávidos”.
Este grupo está a organizar-se no sentido de partir em direção à fronteira entre Roménia/Ucrânia na segunda semana de março “com o principal objetivo de fornecer bens de vários géneros entre os quais roupa, alimentos e algum material de primeiros socorros assim como prestar apoio a todos aqueles com quem nos cruzarmos tendo em conta os recursos que dispomos”.
Através das redes sociais pedem ajuda, “seja ela qual for possível, para a concretização desta ação humanitária que se irá juntar a outros tantos grupos de pessoas que se estão a organizar voluntariamente de forma informal com o intuito de nos juntarmos à caravana humanitária em curso”.
O grupo criou uma conta bancária com o IBAN PT50 0010 0000 6025 6310 0015 5, cujos donativos reverterão a favor das despesas da viagem (aluguer de veículos de transporte, seguros, portagens e despesas de combustível) e alimentação para os intervenientes.
Para transportar os refugidos estas pessoas precisam de carrinhas de 9 lugares e apelam à cedência das mesmas.
Mais informações no Instagram.