O Zoomarine promove, na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, mais uma edição da Operação Praia Limpa, uma iniciativa de responsabilidade ambiental dedicada à remoção de resíduos das zonas costeiras e subaquáticas do Algarve. Este ano, a ação decorrerá na Ilha da Armona, em pleno coração da Ria Formosa, e contará com cerca de 220 voluntários, incluindo mais de 180 alunos e 21 professores dos agrupamentos escolares de Olhão, bem como estudantes do programa UALG V+ da Universidade do Algarve.
Além da limpeza terrestre, a operação terá uma componente subaquática, a cargo de mergulhadores do CCMAR, com o apoio logístico de embarcações da Marinha Portuguesa – Departamento Marítimo do Sul. O principal objetivo é remover resíduos acumulados na praia e nos fundos marinhos, contribuindo para a preservação dos ecossistemas da Ria Formosa, uma das mais valiosas reservas naturais do país.
Desde o seu início, em 2017, a Operação Praia Limpa, já permitiu a recolha de mais de 8 toneladas de lixo marinho em diversas praias algarvias. Com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, ALGAR, AMBIOLHÃO, ICNF Algarve, VisitAlgarve, CCMAR, UALG V+ e Marinha Portuguesa, a edição de 2025 reafirma o compromisso com a sustentabilidade ambiental e a educação cívica, promovendo o envolvimento direto da comunidade.
Programa:
08:30 – Embarque dos voluntários e entidades participantes
09:30 – Início da ação com mensagem de boas-vindas e briefing
12:00 – Encerramento da limpeza, agradecimentos e foto de grupo
12:30 – Regresso ao cais de Olhão
Leia também: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes