Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve

Há um hotel a ser construído em reserva natural no Algarve e petição pede “suspensão imediata das obras”

A reserva natural onde está a ser construído este hotel foi oficialmente classificada a 14 de agosto de 2024

14:40 23 Abril, 2025 14:49 23 Abril, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Menos de um ano após a criação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, em Loulé, duas construções estão a causar controvérsia. A reserva foi oficialmente classificada a 14 de agosto de 2024 e ambas as construções já se encontram em curso. A comunidade científica e ambiental expressa preocupações sobre o impacto das obras.

Um restaurante com parque de estacionamento para 300 viaturas e um hotel estão previstos na reserva natural, oito meses após a mesma ter recebido o estatuto de área protegida.

Petição tem milhares de assinaturas

A reserva natural, situada em Quarteira, integra “ecossistemas sensíveis, habitats de várias espécies protegidas e desempenha um papel fundamental na regulação hídrica e conservação da biodiversidade”, segundo o manifesto da petição. A petição citada pelo Jornal de Notícias foi criada a 27 de março de 2025 e já recolheu mais de 3.200 assinaturas. Entre os destinatários estão o Presidente da República, o Primeiro-Ministro e várias entidades ambientais. Os autores pedem medidas urgentes para travar as intervenções.

Os signatários exigem “a suspensão imediata das obras do restaurante e do estacionamento” e uma “revisão urgente do licenciamento”, tendo em conta a nova classificação da área. Outro ponto forte do apelo é a “realização de um Estudo de Impacto Ambiental atualizado, que avalie os danos causados e os riscos futuros”. Os ativistas referem que a licença de construção foi tornada pública apenas a 10 de dezembro de 2024. Isto aconteceu quatro meses após a área ter sido classificada como protegida.

A Câmara Municipal de Loulé (CML) afirma que o licenciamento seguiu os trâmites legais em vigor. Em resposta ao Jornal de Notícias, explicou que o projeto de arquitetura foi aprovado a 4 de outubro de 2023. A licença de construção 398/2024 foi emitida apenas a 10 de dezembro do mesmo ano. Segundo a autarquia, todos os procedimentos foram devidamente observados.

Plano Diretor Municipal de Loulé mantém-se aplicável

A autarquia esclarece ainda que o “Regulamento da Reserva Natural não possui qualquer incidência territorial urbanística”. A justificação baseia-se no artigo 15.º do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Este regime legal, segundo o município, impede que o regulamento se sobreponha aos planos urbanísticos em vigor. Assim, o Plano Diretor Municipal de Loulé mantém-se aplicável.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-A) confirmou a ligação processual ao pedido de parecer. A consulta foi feita pela CML em fevereiro de 2025, através do sistema informático SIRJUE. A CCDR-A acrescenta que o novo requerimento propôs o recuo da estrutura em relação ao projeto aprovado em 2023. Foram ainda apresentadas alterações na solução construtiva.

Município faz um alerta

A Câmara sublinha que o novo projeto prevê uma versão “esteticamente mais atrativa, funcionalmente mais eficaz e com uma integração no território menos intrusiva”. A alteração resulta da substituição do promotor e do arquiteto. A autarquia alerta que todas as condições legais devem ser respeitadas. E frisa que as entidades envolvidas terão de aprovar novamente as alterações.

Recomendamos: Esta pequena ilha é um dos melhores destinos turísticos da Europa e tem voos a partir de Portugal

Segundo a CML, a obra insere-se na Resolução do Conselho de Ministros n.º 65/2016. Esta resolução aprova a alteração do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura – Vila Real de Santo António. Nesse enquadramento, o restaurante é classificado como Apoio de Praia Simples (APS). O mesmo documento admite a existência de estabelecimentos comerciais associados a este tipo de apoio.

A autarquia argumenta que o projeto cumpre os parâmetros urbanísticos definidos para a zona. O POOC permite que os APS tenham estabelecimentos de restauração ou bebidas. Estes podem complementar os serviços essenciais associados ao apoio balnear. Assim, a construção do restaurante estaria em conformidade com o plano costeiro em vigor.

A CCDR reforça que “a existência de um equipamento de praia” está prevista na frente costeira da unidade balnear UB2. Esta unidade integra o Plano de Praia P4Almargem, previsto no POOC. A localização do restaurante insere-se nessa área indicativa. Por isso, a CCDR considera que não existe infração ao plano em vigor.

Estacionamento poderá ter mais de 300 lugares

O projeto está limitado a uma área máxima de 400 m², segundo os dados da CML. O estacionamento em clareiras aplanadas também está previsto no plano, com um número de lugares entre 283 e 377. Os valores cumprem o dimensionamento estabelecido para o apoio de praia. A autarquia garante que os critérios técnicos estão a ser seguidos.

A Câmara destaca que a caracterização final do apoio de praia será validada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). A APA é a entidade competente para avaliar estas construções. Cabe-lhe verificar se o projeto respeita os parâmetros ambientais exigidos. Até ao momento, a entidade não se pronunciou publicamente sobre o caso.

Assinantes da petição insistem na suspensão das obras

Apesar da legalidade formal invocada, os peticionários insistem na suspensão das obras. Alegam que a nova classificação da área justifica uma reavaliação completa do projeto. Criticam o facto de a licença só ter sido divulgada depois da proteção já estar em vigor. Pedem ainda responsabilidades às entidades que autorizaram o avanço das construções.

Leia também: Nem café nem Pastel de Belém: este era o único alimento que o Papa Francisco pedia na última visita a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve Cultura Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve, Vida & Lazer

Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas

20:10 26 Julho, 2026 16:10 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve volta a conquistar atenções além-fronteiras, com Cacela Velha a ser comparada às Maldivas pelas águas cristalinas e extensos areais

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve, Cultura, Edição Papel

Lagos e Faro prolongam o Verão Azul com exposição e formação artística

16:00 26 Julho, 2026 08:45 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Mostra no Centro Cultural de Lagos e formação intensiva em Faro mantêm o Verão Azul no Algarve, entre culturas digitais e performance

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Combustíveis sobem em força a partir de amanhã

15:40 26 Julho, 2026 15:18 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Gasóleo deverá subir nove cêntimos e a gasolina três cêntimos já esta segunda-feira. Abastecer antes da atualização dos preços do combustível poderá permitir uma poupança

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Nacional

Militar da GNR apanhado pela PSP com cocaína e MDMA continuou ao serviço após ser detido

16:40 24 Julho, 2026 14:57 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

GNR foi intercetado num parque de estacionamento público, em Almada, e acabou libertado depois de ser presente a tribunal

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento