O inglês Todd Kellett dominou, este domingo, a competição nas Motos e o francês Keveen Rochereau esteve imbatível entre os Quads, na segunda edição da Monte Gordo Sand Race. Os melhores portugueses foram Luis Outeiro e Luis Fernandes, respetivamente nas motos e nos quad.
Na competição moto, o inglês Todd Kellett, aos comandos de uma Yamaha, reforçou a liderança da Taça do Mundo com uma vitória conquistada à frente de Jeremy Hauquier e Valentin Madoulaud, franceses que trocaram de posição face à jornada de sábado e também eles em Yamaha.
Este trio completou 20 voltas, as mesmas que foram cumpridas por mais três pilotos: Maxime Sot e Yentel Martens em Fantic e Tias Callens em Yamaha.
Luís Outeiro em Yamaha em oitavo da geral foi o melhor de entre os portugueses. Posições seguintes para Paulo Alberto (Yamaha), Diogo Ventura, Bruno Charrua e Francisco Salgueiro todos em GasGas. Amandine Verstappen triunfou entre as senhoras, Damien Prévot entre os veteranos e Paolo Maschio entre os Juniores.
O francês Keveen Rochereau, em Honda, voltou a impor-se nos Quad numa corrida onde o compatriota Pablo Violet em Yamaha foi segundo e o belga Olivier Vandendijck terminou em terceiro lugar.
Este trio completou 17 voltas de uma corrida que teve 45 minutos de duração. Posições seguintes para o francês Axel Dutrie em Yamaha, o primeiro dos veteranos e o belga Glenn Swarte em Honda.
O campeão nacional de Todo-o-Terreno Luis Fernandes em Yamaha foi o melhor da comitiva lusa sendo secundado por Nuno Gonçalves e Paulo Fernandes. Alois Waloszekn e Nathanaelle Abgrall triunfaram respetivamente entre os juniores e as senhoras.
A cerimónia de entrega dos prémios assinalou o final da segunda edição da Monte Gordo Sand Race. Os troféus foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, pelo vereador da CM VRSA com os pelouros do Desporto e Juventude, Álvaro Leal, pelo diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, pelos representantes do ACP Motorsport, João Jordão e Orlando Romana, pelo comandante do Comando Territorial de Faro da GNR, coronel Marco Henriques, pelo representante da Federação de Motociclismo de Portugal, José Rita, e pelo representante da Federação Internacional de Motociclismo, Larbi Rida Sbai.
A Monte Gordo Sand Race, realizada entre os dias 22 e 24 de novembro, reafirmou-se como “um evento de referência, atraindo milhares de visitantes à praia de Monte Gordo e promovendo a dinamização económica do concelho de Vila Real de Santo António”, refere a Câmara de VRSA.
Integrada na Taça do Mundo de Corridas em Areia da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a prova destacou-se pela “organização exemplar, resultado do esforço conjunto da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e do Automóvel Club de Portugal (ACP), coorganizadores do evento”.
“Esta importante prova, que conjugou desporto de alto nível com uma logística de excelência, projetou Monte Gordo como destino de grandes competições internacionais, ao mesmo tempo que gerou um impacto positivo no comércio e no turismo local”, destaca a autarquia.
A iniciativa reforça o papel estratégico do município “na promoção de eventos de grande escala, evidenciando a aposta clara da autarquia no desenvolvimento económico e desportivo do território”.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem