A peça de teatro “Papoilas” sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, no próximo dia 27 de abril, às 17:00, integrada nas Comemorações do 25 de Abril e no Ciclo de Teatro do Concelho de Silves, promovido pelo Município.
Trata-se de um monólogo intenso e emocional, que cruza o passado, o presente e o futuro de uma mulher que, ao abraçar a mudança, enfrenta com coragem as profundas e difíceis formas de crescimento. Através de uma estrutura artística sensível e poética, a peça evoca a ancestralidade, a liberdade e a força feminina.
“Papoilas” nasceu da proposta multidisciplinar da Companhia Cepa Torta, desenvolvida no âmbito da segunda edição de “Vagabundas”, projeto que homenageia a figura irreverente da atriz mineira Mercedes Blasco, pseudónimo de Conceição Vitória Marques, que escolheu a arte e a liberdade como formas de se afastar do tradicionalismo do Alentejo profundo.
Neste espetáculo, a figura feminina representa muitas vozes da região, em especial da Mina de São Domingos, a partir de depoimentos e investigações de memórias da comunidade local. O nome “Papoila” remete simbolicamente ao renascimento, à paixão, à vida e à morte, tornando-se o ponto de partida para uma reflexão profunda sobre identidade, pertença e mudança.
Os bilhetes para o espetáculo têm o valor de 4,00€ para maiores de 12 anos e entrada gratuita para menores de 12, e podem ser adquiridos através da plataforma BOL.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Setor de Cultura do Município pelo telefone 282 440 847 (chamada para rede fixa nacional) ou pelo email [email protected].
Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus
