Quatro músicos reuniram-se ao longo do último ano no sítio de Bordeira, em Faro, para uma residência artística que procurou experimentar novas sonoridades a partir da tradição das Charolas. O resultado deste trabalho será apresentado no Teatro das Figuras no dia 6 de dezembro, às 21:30, seguindo-se uma segunda apresentação em Bordeira no dia 14.
O projeto nasceu de um convite do Teatro das Figuras aos músicos Edgar Valente, João Frade, Nelson Conceição e Rui Daniel. “Quisemos pegar num estilo que é uma marca identitária de uma comunidade e homenagear o potencial deste universo artístico, conferindo-lhe uma nova perspetiva”, afirmou Gil Silva, diretor do Teatro das Figuras, sublinhando o caráter singular desta tradição.

O sítio de Bordeira é reconhecido como o berço das Charolas, expressão musical comunitária transmitida de geração em geração e marcada pelo acordeão, pandeiro e castanholas, que se juntam aos cantares dos grupos charoleiros. No primeiro dia do ano e no Dia de Reis, estes grupos percorrem as ruas da aldeia com atuações em cafés, casas particulares e na Sociedade Recreativa Bordeirense, lançando “vivas” com mensagens satíricas, políticas ou sociais.
No espetáculo Vivas!, que estreia no Teatro das Figuras, haverá espaço para improvisação e reinvenção, tal como nas Charolas tradicionais. Edgar Valente explica que o grupo acabou por desenvolver “uma mixagem que vai desde os sons característicos que o Rui está a samplar de uma forma exemplar, ao ir buscar elementos como as castanholas ou os triângulos, que fazem parte da paisagem sonora mas podem ganhar outros padrões, pela forma como são introduzidos na música, e depois a reinvenção do som do acordeão, com o Nelson a sustentar essa base da raiz e com o Frade a desconstruir”.
O músico acrescenta ainda: “Fiquei muito fascinado com a parte da palavra, um valor que me emocionou verdadeiramente, ao perceber como esta comunidade é movida por esta liberdade de expressão”.
O espetáculo recria, em palco, o ambiente dos cafés de Bordeira, cruzando tradição e contemporaneidade numa homenagem às Charolas e ao charoleiro. Vivas! apresenta-se como um projeto original que procura celebrar e renovar uma expressão identitária do Algarve.
Os bilhetes têm o valor de 10,00€ e encontram-se à venda na bilheteira do Teatro das Figuras e em teatrodasfiguras.bol.pt.
Leia também: Tempestade intensa aproxima-se de Portugal e estas regiões vão ser as mais ‘castigadas’















