A tradição regressa à aldeia de Parises no próximo fim de semana, 10 e 11 de maio, com mais uma edição da Festa dos Tabuleiros Floridos, evento inserido na rota das “Aldeias de Portugal” e com um programa repleto de propostas para toda a família.
Durante dois dias, haverá lugar à peregrinação, à tradicional procissão das velas, ao animado bailarico com leilão de tabuleiros e a várias novidades, como caminhadas e oficinas destinadas a miúdos e graúdos, onde se aprenderá a fazer os típicos “biscoitos de festa” e a preparar os tabuleiros floridos.

A pitoresca aldeia de Parises, situada no coração da Serra do Caldeirão, no concelho de São Brás de Alportel, celebra assim a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos com esta bonita e emblemática tradição de cariz religioso, que atrai todos os anos centenas de visitantes.
O programa inicia-se no sábado, dia 10, às 9:00, junto à Igreja Matriz de São Brás de Alportel, com uma peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Parises, dinamizada pelo Agrupamento de Escuteiros 1330 de São Brás de Alportel. As inscrições estão abertas até 9 de maio, às 16:00, no Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal ou através dos contactos: 289 840 000 / [email protected].

Durante a tarde, às 15:00, junto ao adro da Igreja Matriz, parte a Caminhada pela Estrada Nacional, num percurso exigente de 20 quilómetros. Esta iniciativa tem o apoio da autarquia, que disponibiliza viatura de apoio e transporte de regresso. Em paralelo, arranca à mesma hora a Caminhada por Trilhos de ligação à Via Algarviana, organizada pelo grupo “São Brás a Caminhar”, com uma distância de 17 quilómetros e igualmente de dificuldade elevada.
Pelas 21:30, realiza-se a Procissão das Velas no adro da Capela de Parises, encerrando o primeiro dia de celebrações.

No domingo, dia 11, às 9:30, decorre um passeio pelos campos da aldeia com início na Casa da Serra – Núcleo Interpretativo da Serra do Caldeirão. Após a colheita das flores, terá lugar uma oficina intergeracional dedicada à preparação dos tabuleiros floridos e à confeção dos “biscoitos de festa”. Esta atividade, dinamizada pelo Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia”, visa envolver os mais novos na preservação desta tradição ancestral. A participação requer inscrição prévia e pagamento de três euros. Inscrições disponíveis através dos contactos: 289 840 019 / [email protected].
A partir das 12:00, regressa ao Parque da Serra o Mercadinho na Aldeia, com produtos locais, artesanato, petiscos e refeições típicas.

Pelas 15:30, realiza-se a eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, na Capela de Parises. Segue-se um animado bailarico com Válter Reis, a atuação das “Vozes do Barrocal” e do grupo “São Brás Bailando” e o tradicional leilão dos tabuleiros floridos.
A Festa dos Tabuleiros Floridos é uma das mais marcantes celebrações da zona serrana de São Brás de Alportel, promovendo o património imaterial e reforçando os laços comunitários.
Esta edição é organizada em parceria pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a Paróquia de São Brás de Alportel e o Agrupamento de Escuteiros 1330, com o apoio da Associação IN LOCO, do grupo “São Brás a Caminhar” e do Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia”.
Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta)
