O Partido Socialista formalizou, na passada sexta-feira, dia 4 de abril, a entrega da lista de candidatos às eleições legislativas de 2025 pelo círculo eleitoral de Faro, no Tribunal da Comarca de Faro.
A lista foi entregue na presença dos mandatários Fialho Anastácio, antigo deputado e presidente da Câmara Municipal de Tavira, e Joaquina Matos, antiga deputada e presidente da Câmara Municipal de Lagos. Composta por mulheres e homens de toda a região, desde Vila do Bispo até Vila Real de Santo António, a candidatura apresenta-se como representativa do Algarve.
Durante a cerimónia, Fialho Anastácio, também ex-governador civil de Faro, criticou a inação do PSD face à problemática da água, afirmando: “Para além de continuar o trabalho já desenvolvido pelos socialistas no Plano de Eficiência Hídrica para o Algarve, o governo do PSD nada acrescentou para assegurar resiliência a um desafio tão grave para a região”. E reforçou: “Se estivéssemos à espera do PSD, ficaríamos tão só a aguardar que São Pedro resolvesse o problema hídrico do Algarve fazendo chover”.
Por sua vez, Joaquina Matos salientou a relevância de uma lista composta por “gente da nossa terra, pessoas competentes que conhecem a região”, e frisou o compromisso intergeracional dos candidatos. Sublinhou ainda que “a habitação é uma prioridade”, apontando que o governo da AD tem travado processos importantes e bloqueado iniciativas através do IHRU, dificultando a concretização dos investimentos necessários na região.
No que diz respeito às questões salariais, a mandatária socialista destacou que o aumento do salário mínimo deve ser acompanhado de um esforço paralelo para fazer crescer os salários médios. Referiu também que os sinais de abrandamento já são visíveis: “Em janeiro de 2024, ainda com o governo PS, o salário médio crescia 3,7% em termos reais, enquanto em janeiro de 2025 o crescimento foi apenas de 1,7%”.
Ambos os mandatários apelaram ao voto no Partido Socialista como forma de garantir a defesa dos interesses do Algarve e contribuir para uma maioria parlamentar que permita governar com estabilidade sob a liderança de Pedro Nuno Santos.
Lista dos candidatos pelo PS no Algarve:
- Jamila Madeira (Loulé, economista)
- Jorge Botelho (Tavira, advogado)
- Luís Graça (Faro, funcionário da Segurança Social)
- Andreia Sousa (Portimão, gestora)
- Vítor Guerreiro (São Brás de Alportel, psicólogo)
- Custódio Moreno (Olhão, professor)
- Ana Cruz (Vila do Bispo, empresária)
- David Heijselaar (Lagos, consultor em assuntos europeus)
- Ana Almeida (Albufeira, advogada)
- Victor Santos (Monchique, sindicalista)
- Ernesto Ramos (Vila Real de Santo António, jurista)
- Rosa Nunes (Castro Marim, engenheira civil)
- Ana Cristina Santos (Silves, professora)
- José Águas da Cruz (Lagoa, advogado)
Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus