A primeira corrida “São Silvestre Vila Real de Santo António – Monte Gordo” realiza-se no dia 7 de dezembro, sendo organizada pela Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva e pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Com início e fim na Avenida da República, em Vila Real de Santo António, esta iniciativa promete “envolver toda a família, oferecendo provas de corrida e caminhada solidária num ambiente de desporto e confraternização para todas as idades”.
A apresentação oficial teve lugar esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, do vereador da CM VRSA com o pelouro do desporto, Álvaro Leal, do presidente da Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva, Fábio Moreno, do Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, e das madrinhas da prova, as atletas Ana Cabecinha e Ana Dias.
“Com mais de 600 inscritos até ao momento, a prova conta já com um sólido apoio e reconhecimento local, destacando-se como uma aposta da região em promover o desporto e o convívio familiar. Várias marcas e patrocinadores associaram-se a esta iniciativa, reforçando a importância de um evento que promete consolidar-se como uma referência no calendário desportivo regional”, refere a autarquia em comunicado.
O presidente da Câmara Municipal de VRSA, Álvaro Araújo, destacou o impacto social e desportivo do evento, afirmando que “a São Silvestre de VRSA e Monte Gordo é uma iniciativa que incentiva o desporto e o convívio familiar, além de apoiar uma causa de grande relevância para a nossa comunidade”.
Corrida vai envolver pessoas de todas as idades, numa celebração do desporto e da solidariedade
Fábio Moreno, presidente da Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva, sublinhou a relevância da prova e a sua integração com os valores da região: “Este evento é uma oportunidade única para envolver pessoas de todas as idades, numa celebração do desporto e da solidariedade, com um extenso programa de animação paralelo”.
O evento inclui três modalidades: a São Silvestre KIDS (para crianças dos escalões Sub-10 e Sub-12), a Corrida São Silvestre de 10 quilómetros, e uma Caminhada de 5 quilómetros.
A caminhada terá um objetivo solidário, revertendo o valor das inscrições a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.
As inscrições, obrigatórias, estão abertas até ao dia 4 de dezembro, no site www.crono.aaalgarve.org, com limite de 500 participantes para a corrida e 500 para a caminhada.
Os preços variam consoante a data de inscrição, com valores a partir de 5 euros para a corrida e 3 euros para a caminhada. As crianças dos escalões Sub-10 e Sub-12 têm inscrição gratuita, incentivando a participação familiar.
A programação inicia-se com a entrega dos dorsais, no dia 6 de dezembro, junto ao Edifício da Câmara de VRSA.
No dia da corrida, a 7 de dezembro (sábado), a prova infantil começa às 17:30, seguida da corrida e caminhada, às 18:00. A cerimónia de entrega de prémios será às 20:00, onde se destacam os primeiros classificados masculinos e femininos e as equipas mais participativas.
Serão atribuídos troféus aos três primeiros classificados da corrida geral e todos os participantes receberão medalha e um kit de atleta com t-shirt oficial e brindes dos patrocinadores. Para o primeiro atleta masculino e feminino a atingir o 4º quilómetro, haverá ainda um prémio especial.
Com apoio técnico da Associação de Atletismo do Algarve e assistência médica garantida, a prova cumpre todas as exigências de segurança, com seguros obrigatórios e presença de forças de segurança.
A Jardim Funcional VRSA – Associação Desportiva e a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António convidam “a comunidade a participar neste evento desportivo, que une famílias, promove a prática saudável e apoia uma causa solidária”.
Leia também: Decathlon lança capa de chuva compacta e prática por menos de 10€